PEDAGOGIA
Por: josii13 • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
ATIVIDADE CAP. II.
A história em vários momentos sempre foi escrita e reescrita ou “reinventada” conforme a necessidade de cada época, e o momento histórico brasileiro da independência não indiferente a isto. O que está em cheque aqui é um momento histórico que possui duas versões, mas, contudo o fato é: em que acreditar ou não acreditar? Temos um quadro pintado décadas após a independência, onde vemos o grito da independência sendo conquistada a base de guerrilhamento, entretanto, temos um livro que retrato a independência de outra forma não tão romantizada da história.
A história está sempre se fazendo e se refazendo, certas histórias são inventadas e criadas, é necessária uma mente mais aberta e com mais embasamento para certas avaliações históricas.
Momentos históricos podem ser escritos reescritos e “inventados” conforme interesses, principalmente os políticos, religiosos, etc. Cabe aquele que esta interpretando determinado tempo histórico avaliar não somente tal recorte histórico, mas também o cenário em qual se encontrava aquele momento histórico, para ter sido retrato desta maneira.
No “grito da independência” o quadro busca mostrar um homem forte que para defender a colônia brasileira ate aquele momento (depois do grito o Brasil já não mais seria colônia) foi contra sua própria família, demostrando amor aquela terra, para isso guerreou contra as tropas do seu pai para declarar a independência. Enfim, como já tido, às vezes é necessário romantizar alguns momentos históricos, já que o real não soaria tão bem.
FORUM CAP III
A princípio, poderia concordar com as afirmações do texto se fossemos considerar o início da história onde as cidades foram formadas em torno das grandes redes fluviais, onde poderia abaste-se de água, peixes e cultivar nas grandes planícies dos rios, já que possuíam terras muito férteis. Porém, ao analisar estas informações com o conhecimento e tecnologia que temos hoje seria uma grande falácia, já que basta ter investimentos, sejam eles governamentais ou privados, a realidade retratada na imagem da atividade provavelmente seria outra. No mundo contemporâneo não são condições climáticas e/ou geomorfológicos que são empecilhos para humanidade (no caso poderia ser citado o agronegócio), o que faz esta imagem ser real é falta de investimento nestas áreas, onde no caso o clima não favorece.
...