PEDAGOGIA
Por: Ueslei Maia • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
THALINE DA SILVA LEITE
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
[pic 3]
Cruzeiro do Sul - Acre
2015
[pic 4]
[pic 5]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Coordenador do curso: Prof.ªAdarly Rosana Moreira Goes
[pic 6]
Cruzeiro do Sul-Acre
2015
Caracterização Institucional
O Hospital Geral de Cruzeiro do Sul no Acre iniciou seus trabalhos em prol da comunidade Juruaense no final da década de 70 com registros de sua inauguração no ano de 1971. Desde então se constituiu como o principal centro de saúde de referência para os Municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e as antigas Vilas que posteriormente tornaram-se municípios de Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter no Acre e os Municípios de Guajará, Ipixuna e Eirunepé no Estado do Amazonas.
[pic 7]
[pic 8]
Os trabalhos na Unidade inicialmente e ao longo da história foram conduzidos com o apoio primordial da Diocese de Cruzeiro do Sul e com a colaboração importante de nomes que hoje compõem parte da história da cidade como as Irmãs Inete, Nelda, Tereza e Nízia e médicos como Dr. Jesuíno Lins, Dr. Braga Montenegro e Dr. Arnaldo.
[pic 9]
Antigo Pronto Socorro da Unidade, fruto das reformas ao longo dos anos.
Durante as décadas de 80 e 90 a unidade passou por algumas transformações em busca de melhorias em sua estrutura física, visto o constante crescimento da demanda de serviços ao longo dos anos.
A partir do ano 2000 observou-se que a Unidade não toleraria o quantitativo de serviços ali praticados por mais uma década, onde as articulações governamentais levaram a retomada das obras de outro complexo Hospitalar na Cidade de Cruzeiro do Sul, cujos trâmites já se desenrolavam por aproximadamente 18 anos.
Assim, em 09 de abril de 2007 grande parte dos serviços ambulatoriais da Unidade foram alocados para o Hospital Regional do Juruá, sendo que em 03 de Julho de 2007 transferiram-se todas as demais atividades de cunho Geral da unidade para o novo Hospital, ficando apenas os serviços de ginecologia, obstetrícia e Neonatologia, reconfigurando ainda que com registro em transição o Hospital Geral de Cruzeiro do Sul em MATERNIDADE, mantendo-se o registro do NPJ nº. 04034526001620, mas com um projeto já em fase de execução para se tornar o Hospital Materno Infantil de Cruzeiro do Sul.
Nesta lógica, em 12 de setembro de 2008 o Governador Binho Marques assinou a ordem de serviço com recursos do BNDS, para reforma e construção dos anexos que favorecerão a real conversão do Hospital Geral de Cruzeiro do Sul em Hospital Materno Infantil com previsão de transformá-lo no melhor hospital do gênero no Estado do Acre.
Atualmente a gerência da Instituição é composta pelos seguintes gestores:
- Gerente Geral –Rosa Maria da Conceição Lima
- Gerente Administrativo - Clebson Félix da Silva
- Gerente de Assistência à Saúde - Renata Barboza
- Diretor Clínico - Gilson Lima de Carvalho
- Gerente de Enfermagem – Lucimar Barbary
Este relatório tem por finalidade descrever de forma objetiva e clara a organização do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, os serviços realizados mostrando seu potencial de crescimento através de melhorias significativas na atenção à assistência prestada à mulher a e criança.
O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá situado na cidade de Cruzeiro do Sul-Acre tem como finalidade prestar serviços de referencia à saúde da mulher, a segurança na gravidez normal e de alto risco, no pré-parto, parto e nascimento, acolhimento do recém- nascido sem distinção de qualquer natureza, agindo com o máximo zelo e capacidade profissional.
É um órgão integrante da rede pública Hospitalar do Governo do Estado do Acre, destina-se a exercer um atendimento de média e alta Complexidade com medicina educativa, preventiva, curativa e de reabilitação nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, neonatologia. Colaborar com outros órgãos governamentais e particulares, dentro dos objetivos a que se destina Propiciar meios adequados para que a unidade funcione como campo de estágio e pesquisa para profissionais de saúde.
[pic 10]
[pic 11]
As políticas sociais da instituição estão associadas à Política Nacional de Atenção Integral da Saúde da Mulher no componente de atenção obstétrica; Política Nacional de Humanização; Pacto Nacional pela redução da Mortalidade Materna e Infantil.
A Maternidade é uma instituição pública que atende as usuárias (em idade fértil) na faixa etária de 15 a 42 anos, utilizam os seus serviços todos os grupos sociais de forma igualitária, sem distinção de classe ou poder econômico, abrangendo de forma ampla os direitos humanos.
“Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física” (CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL, 2011, P.24).
Na Maternidade a tomada de decisão é realizada mediante reuniões entre o Diretor Clínico, Diretora Administrativa, Coordenadora de Enfermagemem conjunto com o Secretário de Saúde. Visando sempre apresentar planos de ações e propostas para se alcançar os objetivos da instituição em busca do bem-estar das usuárias.
...