PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE GESTORA
Por: pollyenne • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 1.247 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UNITINS
PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE GESTORA
NOVA OLINDA – TO
2015/2
FARIAS, Pollyenne Sobrinho Rosa
PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE GESTORA
[pic 3]
NOVA OLINDA – TO
2015/2
1 APRESENTAÇÃO
Levando em conta que a educação é um processo de caráter social a responsabilidade que a escola tem em formar cidadãos é uma dinâmica e um processo que amplia e aprofunda o conhecimento.
O presente trabalho tem como objetivo descrever o plano de intervenção do estágio supervisionado III do 6º período do curso de Pedagogia/Unitins/UAB, feito na Escola Municipal de Tempo Integral Parcial Francisco Pinheiro da Silveira, situada na rua flamboyant/ esquina flor de maio s/n, setor centenário na cidade de Fortaleza do Tabocão – TO, Localizada na Zona Urbana
O projeto político Pedagógico foi elaborado partindo da missão, dos objetivos estratégicos e do Plano de ação pedagógico, definidos pela comunidade escolar e local.
A instituição tem por missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos e criativos preparados para o exercício da cidadania e os desafios do mundo moderno. É possível lançar desafios estratégicos, como melhorar a qualidade de ensino, experimentar didáticas alternativas etc.
A escola tem como missão gerar a formação integral e andamentos que possibilitem aos professores repensar sua prática, sendo o todo desenvolvimento de seus alunos por meios de princípios, valores éticos e morais e do conhecimento.
Considerando a precisão da organização é de fundamental importância do Coordenador Pedagógico como: promover junto com a direção a interação dos professores; promover reuniões bimestrais para apresentar as dificuldades dos professores e trabalhos realizados juntamente com os pontos positivos e negativos; organizar horários; ligar para os pais para falar do desenvolvimento dos alunos; auxilia no planejamento dos professores; organiza os horários para a aplicação das provas bimestrais. Participa da orientação do corpo docente auxiliando no planejamento, diários de classe e atividades e o mesmo é feito por equipes, esse processo é realizado através de reuniões ajudando a melhorar a metodologia dos professores.
2 JUSTIFICATIVA
“O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidade e racionalização de emprego de meios materiais e recursos humanos disponíveis visando a concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas a partir dos resultados das avaliações” (PADILHA. 2001 p.30).
De acordo com o autor o trabalho é democrático e ativo e quando se encontrada com as dificuldades o trabalho se torna árduo mais ao mesmo tempo gratificante, pois, é participativo e todos os professores engajam nas atividades desenvolvidas.
O coordenador pedagógico tem muitos desafios, e isso vai além dos seus objetivos como solucionar problemas no cotidiano escolar sendo com alunos, pais e professores. Essa função traz muitas evoluções, pois agrega uma prática educativa dentro e fora da unidade escolar. Assessora o Diretor em todas as ações educacionais e administrativas desenvolvidas na unidade escolar; Atuar como parceiro da Supervisão e Orientação no acompanham ento das atividades
Para Ramalho (2003): O Coordenador Pedagógico deverá contar com obstáculos para realização de suas atividades, deve prever que será atropelado pelas emergências e necessidades do cotidiano escolar. Deve ter consciência de que suas funções ainda são mal compreendidas e mal delineadas prejudicando seu trabalho diariamente, portanto deverá ter seu foco na atuação e, à medida que professores e coordenadores agem juntos, através da reflexão/ação, ocorrem momentos riquíssimos para a formação e assim, conjuntamente observando, discutindo, planejando, vencendo dificuldades, expectativas, faz-se as mediações de conflitos minimizando os problemas que desviam o coordenador do seu trabalho.
A função do coordenador é apoiar e colaborar na formação do professor e alunos, proporcionando uma interação e sempre solucionando problemas, sem fugir da melhoria no processo de ensino-aprendizagem e sempre promover momentos de auto avaliação, para que possam repensar as práticas e a melhoria da qualidade do ensino.
Baseado no PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) da Escola Municipal de Tempo Integral Parcial Francisco Pinheiro da Silveira, tem o objetivo de desenvolver uma educação comprometida com o desenvolvimento de capacidade que permitem intervir na realidade para transformá-la.
Esse trabalho com certeza contribuirá, pois, a construção de um plano não pode ser estática, e será desenvolvido junto com os membros da unidade escolar de modo que as crianças, adolescentes, jovens e adultos passam a adquirir conceitos formadores.
A avaliação é um trabalho em que toda a equipe escolar integra uma diagnose e solução no processo de ensino-aprendizagem buscando melhorias e sendo avaliados pela equipe a organização e ações educativas desenvolvidas dentro da U.E.
Diante do trabalho pedagógico a interação entre professor e aluno está em constante movimento diário, pois, os conhecimentos que através dos mesmos são relacionados a qualidade de ensino-aprendizagem é interativo e construtivo, ressaltando que todos os trabalhos realizados são de forma interdisciplinar.
Objetivos Gerais
Coordenar o trabalho pedagógico na escola e auxiliar a direção visando sempre melhorias no processo ensino e aprendizagem;
Evidenciar a importância do coletivo na construção do conhecimento;
Promover ações que aprimorem o ambiente de trabalho dos docentes, fundamental para o bom desempenho profissional;
Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas;
Objetivos específicos
Sugerir dinâmicas e metodologias significativas para introduzir as atividades em sala, melhorando e estimulando os discentes;
...