PLANO DE AULA: DEFICIÊNCIA VISUAL
Por: Evandro Byte • 27/12/2017 • Trabalho acadêmico • 1.326 Palavras (6 Páginas) • 6.897 Visualizações
EVANDRO PEREIRA DA SILVA
PLANO DE AULA: DEFICIÊNCIA VISUAL
[pic 1]
João Pinheiro – MG
Novembro / 2017
Plano de aula
TEMA: As Frutas: Histórias das Frutas
Este plano atenderá um público de 10 crianças com oito anos de idade, do 2° ano do ensino fundamental de uma escola estatual, com alunos com Baixa acuidade visual ou deficiência total
Justificativa:
O tema escolhido tem por objetivo facilitar o conhecimento das frutas por meio do tato, olfato e paladar e também de formar novos conhecimentos a respeito das partes das frutas. Através da manipulação dos alimentos, poderemos incentivar os outros sentidos, estimular hábitos de higiene, e poderemos estimular a inclusão do aluno com deficiência visual, de forma que ele possa participar ativamente da aula, o que consequentemente melhora a qualidade de vida de todos os alunos.
Após essa manipulação dos alimentos, os alunos são incentivados a relatar as suas experiências, em um computador, com teclado adaptado em Braille, software específicos de tecnologia assistiva e uma impressora compatível com o Braille.
Em um último e terceiro momento, com as histórias impressas, as crianças são orientadas a trocar a sua história com a de um colega de classe e este é incentivado a ler em voz alta o relato para toda a classe.
Desta forma, incentivaremos a inclusão social, onde todos irão aprender por meio da interação, tecnologia e da participação.
Objetivos Geral:
Conhecer as partes da fruta, estimulando os outros os sentidos do corpo, realizar uma abordagem inclusiva por meio das tecnologias assistivas e incentivar a troca de experiências e a sociabilização no coletivo.
Objetivos Específicos:
- Conhecer as frutas presentes em nosso cotidiano.
- Diferenciar as frutas pela textura, formato, tamanho.
- Conhecer a parte internas da fruta por meio do tato.
- Identificar as frutas por meio da degustação e do olfato.
- Desenvolver os sentidos remanescentes dos alunos.
- Incentivar o uso de tecnologias assistivas.
- Estimular a criatividade e imaginação do aluno.
- Aumentar a qualidade de vida dos alunos
- Ensinar e aprender através da interação e participação
- Desenvolver a autonomia do aluno com deficiência
Conteúdos
Apresentação dos tipos de frutas, primeiramente o lado externo da fruta, suas texturas, formatos, cheiro etc. Posteriormente o lado interno da fruta, conhecer as partes da fruta e suas funções, as sementes, epicarpo.
A elaboração das redações, através do computador, com softwares de tecnologia assistiva, teclado e impressora em braile, com ajuda do professor se necessário.
Roda de conversa com as crianças, sobre as experiências com as frutas e os computadores, onde serão incentivadas a trocar experiências e relatar as histórias.
Duração
As atividades serão aplicadas em um período de 04 horas, distribuídas da seguinte forma.
- 2 Horas em contato com as frutas.
- 1 Hora em escrevendo as histórias no computador.
- 1 Hora para troca de experiências e leitura das redações.
Recursos
- Frutas diversas, tais como Laranja, Banana, Morango, Manga, Pinha, Pequi, Maçã, Tomate, Limão, Pêssego, Nectarina, Lichia, Kiwi, Abacaxi etc.
- Sala com 10 computadores com a seguinte configuração ou similar :
Placa Mãe Asus H81m-a
CPU Core I3-4170
8Gb de Memória Ram
Monitor de 19 polegadas LED
Fones de Ouvido
Mouse
- 10 Teclados, ampliados e adaptados para Braille.
- 1 Impressora Braille Basic Embosser ou similar
- Software Jaws ou Nvda para a leitura de tela,
- Software Dosvox, um sistema de acesso a computadores para deficientes visuais.
- Software Braille Creator – software que permite digitar arquivos em braille, compatível com as principais impressoras do mercado.
Metodologia
Ao iniciar a aula o professor faz a leitura de um texto, falando sobre a grande diversidade das frutas, seus tamanhos, formatos, texturas, cheiros e sabores.
Posterior a esta leitura o professor, com o auxílio do Professor de Educação Especial, conduzem os alunos até o refeitório da escola, pois no refeitório as mesas são maiores e facilita a exploração das frutas onde todos possam participar da exploração das frutas.
A turma será dividida em duas equipes e será fornecido aos alunos uma fruta. Ele terá que utilizar dos sentidos remanescentes para identificar a fruta fornecida.
Após o reconhecimento das frutas, os alunos se reunirão na mesa e manipularão as frutas em pequenas em duplas, onde elas serão estimuladas a descascar as frutas que forem possíveis de se fazer com a mão, e as outras terão auxílio do professor para fazer o corte das mais difíceis. Durante esta interação, o professor irá demonstrando as partes da fruta, desde a parte externa, sua casca, depois elas serão conhecidas por dentro, seu cheiro, suas sementes, textura e sabores.
Os alunos receberão facas plásticas para picarem as frutas. Após isso, colocamos em uma bacia todas as frutas juntas, misturamos e formamos a “salada de fruta”, que será degustada por todos.
Após finalizar essa etapa, o professor, com o auxílio do Professor de Educação Especial, conduzem os alunos até o laboratório de informática, onde os alunos por meio das tecnologias assistivas, serão incentivados a criar uma redação respondendo os seguintes questionamentos:
Qual a diferenças entre a laranja e a maça?
...