PLANO NACIONAL DE FORM DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: edibra2021 • 28/7/2021 • Dissertação • 458 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
PLANO NACIONAL DE FORM DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-PORTEL/PA
ANGELA SANTANA COSTA DOS SANTOS
DANIELA AMARAL GOMES
DEUSA MARIA DOS SANTOS COSTA
LUCINEY MACHADO DE AQUINO
MARIA DO SOCORRO COELHO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO: Principais pontos de críticas e rupturas de ideias entre a Escola Clássica e as Modernas de Administração
PORTEL/PA
2021
As teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como crítica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica ao dito pelas teorias anteriores, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias.
Com a introdução da variável ambiental iniciou-se a trajetória sobre organizações complexas, isso significa olhar uma organização sob uma perspectiva mais ampla, ou seja, sob o ponto de vista de sistemas, um ponto de vista holístico.
Como resposta à Abordagem Clássica da Administração, tornaram-se públicos os primeiros trabalhos envolvendo o estudo do comportamento humano, bem como o impacto de algumas mudanças de fatores sobre esses comportamentos. Como consequências dos resultados obtidos a partir da realização da experiência de Hawthorne, em Chicago, para pesquisar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção, surgia a abordagem Humanística da Administração. A qual defendia a ideia de que se deveria humanizar as organizações. Começaram a ter notoriedade aspectos como motivação humana, liderança, relações interpessoais, presença do fator psicológico. E assim, as empresas começaram a perceber a importância de se levar em conta os referidos fatores, sendo atribuído ao departamento de pessoal, a função de administrar esses novos desafios.
Dessa forma, pode -se dizer que a ruptura de ideias entre a Escola Clássica e as Escolas Modernas de Administração, a começar que a Escola Clássica de Fayol possuía grande foco na produtividade, com uma visão mecanicista dos funcionários e da produtividade, desconsiderando o elemento humano nas organizações. Já as Escolas Modernas de Administração possuem consideração pelo elemento humano, rompendo de uma vez com a visão mecanicista, ao buscar por criatividade, inovação, além de gerar e transmitir conhecimentos de forma eficiente.
...