PNE. PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO
Por: ANAHVITOR • 4/2/2020 • Trabalho acadêmico • 3.130 Palavras (13 Páginas) • 229 Visualizações
Plano Nacional da Educação
PNE
- Lei 13.005/2014
- Qualidade da educação
- Contem metas e estratégias para alcançar esta qualidade
Introdução
- Quanto à elaboração do PNE.
- Duração decenal ou plurianual
- Elaborado em regime de colaboração e gestão democrática entre, UNIAO, DF, MUNICIPIO E ESTADO.
- Contem diretrizes, metas e estratégias.
[pic 1]
Atenção
PNE contem[pic 2]
10 diretrizes
20 metas
250 estratégias
PNE e monitorado continuamente por quatro instancias.
- MEC
- CNE
- FNE comarca dos deputados[pic 3]
- Comissão de educação comarca federal [pic 4]
A cada 2 anos o INEP divulga resultado do cumprimento do PNE.
- Após o PNE entra em vigência a lei de gestão democrática e a avalição da qualidade da educação básica devem ser cumprida em um prazo de dois anos.
- Ate o final do primeiro semestre do 9 ano um novo projeto do novo PNE deve ser enviado para a legislativo e o executivo, para elaborar um novo PNE.
- O PNE e estratégico e participativo.
[pic 5]
Diretrizes
I. Erradicação do analfabetismo
II. Universalização do atendimento escolar.
III. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
IV. Melhora da qualidade da educação.
V. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;
VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País;
VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;
IX - valorização dos (as) profissionais da educação;
X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
METAS
Atenção fica a dica. Quando o PNE usar a palavra UNIVERSSALIZACAO se trata do que não pode faltar, ou seja, se trata da educação básica de 4 a 17 anos. Educação infantil, ensino fundamental e médio.[pic 6]
As outras estratégias o PNE vai usar as palavras, ampliar, fomentar, oferecer.
Meta 1. Educação Infantil Universalizar a educação infantil de 4 a 5 anos ate 2016, creche atendimento mínimo de 50% das crianças ate 3 anos de idade ate 2024.
Resumo das estratégias:
Regime de colaboração entre União, Estados e Municípios para se conseguir a expansão; reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede pública de educação infantil com vistas à melhoria da rede física de creches e pré-escolas; formação continuada de professores para a educação infantil estimulando a pós-graduação de parte deles, a fim de incorporar os avanços das ciências no atendimento da população de 4 a 5 anos; fomentar o atendimento das crianças do campo na educação infantil assim como a de indígenas, sem alterar seus usos e costumes; atender aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação por meio da transversalidade da educação especial na educação infantil.
Meta 2. Ensino Fundamental Universalizar ensino de 9 anos de 6 a 14 anos, garantir que 95% dos alunos concluam o E.F na idade certa. Ate o ano de vigência do PNE.
Resumo das estratégias:
Acompanhamento individual dos alunos com dificuldade de aprendizagem; garantia de acesso e permanência do alunado que recebe o bolsa família, procurando identificar motivos de ausência, baixa frequência e evasão; busca de crianças fora da escola; garantia de transporte aos alunos de zonas rurais pela aquisição de veículos para esse fim; programa de aquisição de equipamentos para escolas rurais; programas de formação de pessoal especializado, produção de material didático e currículos para comunidades indígenas; compatibilização do calendário escolar com a realidade local e condições climáticas da região; promover o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e aumento do número de computadores/alunos nas escolas da rede pública.
Meta 3. Ensino Médio Universalizar ate 2016 atendimento escolar para educandos de 15 a 17 anos, elevar taxa de matricula para 85% ate a vigência deste PNE.
Resumo das estratégias:
Programas e ações de diversificação curricular do ensino médio incentivando abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, discriminando-se conteúdos obrigatórios e eletivos articulados em dimensões temáticas apoiado por meio de aquisições de equipamentos e laboratórios, produção de material didático e formação continuada de professores; corrigir defasagens de alunos egressos do ensino fundamental por meio de acompanhamento individual do alunado e de aulas de reforço; utilizar o ENEM para o acesso ao ensino superior; integrar o ensino profissional com o propedêutico para as populações rurais, dos povos indígenas e quilombolas; ampliar a oferta do ensino profissionalizante por meio de parcerias com entidades privadas do sistema S – SESC, SENAC, SESI etc; estimular a expansão do estágio para estudantes do ensino profissional técnico de nível médio visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional; acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola por parte de beneficiários do bolsa família; busca da população de 15 a 17 anos fora do ensino médio assim como prevenir evasão motivada por preconceito e discriminação à orientação sexual ou à identidade de gênero; universalizar o acesso à rede de computadores em banda larga de alta velocidade; atendimento a toda demanda por ensino médio.
...