POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSADA POR CARROS NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI
Por: Gabi Teles • 30/10/2018 • Relatório de pesquisa • 893 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE DE VALE DO TAQUARI UNIVATES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCHS
CURSO DE PEDAGOGIA
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSADA POR CARROS NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI
Gabrielle Teles
Kelly Cristine Formentini
Lajeado, setembro de 2018
1) Qual é problema ambiental?
“A poluição atmosférica causada por carros na Região do Vale do Taquari”
“A sociedade é composta pelo conjunto de indivíduos que participam da vida econômica da nação, portanto, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, esta participação é o eixo que move a vida econômica da sociedade. A indústria automobilística a cada ano produz aproximadamente cerca de 50 milhões de veículos novos, portanto, esta produção é mais importante para nós do que pensamos e é preciso entendê-la melhor”. (WOMACK, J.P., 2004)
Nos últimos anos, a atmosfera passou a ser vítima da poluição causada por carros. Os veículos, não apenas os carros, ao estarem ligados liberam diversos poluentes atmosféricos, que são: monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas ultrafinas e compostos orgânicos voláteis. Um efeito negativo é quando esses poluentes são liberados ao ar, pois causam grandes danos ao meio ambiente e também à saúde humana. Estudos recentes apontam que a poluição atmosférica provocada no trânsito perto de escolas possui um impacto muito significativo no desenvolvimento de asma e outras doenças em crianças e jovens.
Pesquisadores e cientistas descobriram também que o risco associado à exposição à poluição no tráfego perto de escolas é quase tão alto quanto a exposição em residências. Outro fato interessante é o caso de que a poluição do ar no tráfego também pode estar relacionada a uma maior taxa de morte entre as pessoas que já sobreviveram a outros problemas respiratórios.
2) Por que ele surgiu?
O carro faz parte do nosso dia a dia e é de uso indispensável para a maioria da população. Além de levar para qualquer lugar a qualquer hora, ele tornou-se um item de cunho obrigatório nas atividades diárias, como fazer compras no mercado e até para levar e buscar os filhos na escola.
O veículo funciona em qualquer horário, diferente dos meios de transporte público que são limitados a trajetos fechados e horários já definidos para funcionamento.
Conforto, status, luxo, independência, praticidade, são bons motivos para o alto número de veículos que circulam em nossas cidades, jovens esperam ansiosamente por completar 18 anos para fazer a carteira de habilitação e ter seu veículo próprio, isso os torna mais independente. Relatam que desta forma não precisaram andar mais de carona ou a pé.
Os veículos automotores estão entre os principais causadores de poluição em todo mundo. As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde (CETESB).
3) Quais os fatores socioeconômicos envolvidos?
Os fatores principais são: por status, luxo, conforto, comodidade e também de acessibilidade (não dispor de horários necessários para o transporte público).
4) Quais as ações que resultariam na melhoria desse problema ambiental?
- Promover noites em diferentes bairros da cidade, para explicar e conscientizar as pessoas sobre os benefícios de ir a pé ou de bike, deste modo incentivar e promover a prática de atividades físicas, ao invés do sedentarismo, muitas vezes causado por se locomover apenas de carro.
- “Dia sem carro”;
- Incentivo a caminhadas;
- “Vá de bike”;
- Bicicletas disponíveis para alugar;
- Incentivo à carona, por exemplo: grupos de crianças que sejam levadas por revezamento de pais, grupos de caronas para a faculdade;
- Promover o reflorestamento nas cidades para que assim se contribua para um ar mais puro.
Tecnologias sustentáveis para automóveis e tendências para menor emissão de poluentes e gases do efeito estufa e a dificuldade no acesso a essas novas tecnologias como, por exemplo, o alto custo de carros híbridos e elétricos.
Carros híbridos são os automóveis com motor elétrico para que se inicie sua movimentação, portando em seu interior um motor a combustão interna, que ajuda o automóvel a aumentar sua velocidade. Hoje no Brasil, esse tipo de veículo já é comercializado, mas o alto custo inviabiliza seu acesso a população de classe B, C e D.
...