PORQUE PRECISAMOS CONHECER A PSICOLOGIA PARA À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Por: tais_rondan • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 225 Visualizações
PORQUE PRECISAMOS CONHECER A PSICOLOGIA PARA À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Até o final do século XX, os fundamentos da Pedagogia haviam se alicerçado exclusivamente na filosofia. Foi a partir do início do século XX que a Pedagogia começou a receber influência mais direta dos estudos da Biologia, da Psicologia (que se estruturava e reivindicava status de ciência) e da Sociologia (que dava seus primeiros passos).
Essas ciências trouxeram contribuições significativas para a pedagogia e, em particular, para a Didática. Essas contribuições dizem respeito principalmente à busca de uma compreensão mais objetiva do desenvolvimento humano em seus aspectos físico, intelectual, afetivo, bem como de um conhecimento maior sobre as diferenças individuais, as necessidades infantis, o mecanismo da motivação e da aprendizagem, e a importância dos fatores ambientais e sociais na vida do ser humano. (HAYDT, 2006. P.29).
A psicologia fornece apoio à prática pedagógica, já que a pedagogia tem um papel central no desenvolvimento das funções psicológicas dos educandos, como o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, da aprendizagem, e das condições que as tornam mais eficientes e fáceis para o aluno.
A escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas, daí a importância da psicologia para que possamos conhecer o desenvolvimento cognitivo do aluno, dirigindo assim o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, que ainda não foram incorporados pelos mesmos, funcionando como motor de novas conquistas intelectuais e cognitivas.
A contribuição da Psicologia para a Educação é fornecer subsídios para o desenvolvimento e elaboração do desenvolvimento das práticas pedagógicas na escola, e nas várias modalidades de ensino.
As teorias da psicologia são muito importantes para à prática pedagógica, pois com esse conceito podemos entender melhor os alunos, sabendo o que eles estão preparados para aprender, como motivá-los e qual é o estágio em que eles se encontram.
Muito dos problemas que os professores encontram é justamente por não observar esses aspectos conceituais tão importantes, que acarretam a inadequação e a falta de articulação entre os processos de ensino e de aprendizagem, não levando em conta as características do aluno.
Precisamos conhecer os nossos alunos, saber como se desenvolvem e principalmente como aprendem, pois assim, os educadores estarão aptos a ensinar e motivar os alunos a aprender, para que os seus planejamentos estejam coerentes com à realidade que cerca esse aluno, para que o educador saiba para que e como ensinar, e quem é este aluno para quem se ensina.
TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA - AUSUBEL
PSICOLOGIA
ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O
ÂMBITO EDUCACIONAL
• Diz respeito ao que é necessário para que essa aprendizagem aconteça, quais resultados serão obtidos e como se avalia esses resultados;
• Discorre acerca dos elementos, dos fatores, das condições e dos tipos que levam a aquisição, a assimilação e a retenção da aprendizagem.
• Estrutura cognitiva (aprendizagem com significado, novos conhecimentos);
• Mudança no foco de “Ensino modelo-estímulo para modelo aprendizagem significativa”;
• A aprendizagem significativa ocorre quando uma informação se conecta a um conceito relevante pré-existente na mente do aprendiz, ou seja, é possível aprender significativamente uma nova ideia ou conceito na medida em que outras ideias ou conceitos estão disponíveis em campos mentais do individuo;
• A aprendizagem significativa pode acontecer a partir de representações, de conceitos ou de proposições. • Interação do novo conhecimento com o conhecimento já existente – o processo de aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz;
• O processo é dinâmico - e vai sendo construído, a aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos), significado, interação e conhecimento.
• Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo-aprendizagem significativa.
TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM – PIAGET
PSICOLOGIA
ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O
ÂMBITO EDUCACIONAL
• Processo de equilibração progressiva, que é a assimilação e acomodação, durante a vida serão vários os modos de organização dos significados;
• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio;
• O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento:
• Sensório Motor: A criança desenvolve a sua motricidade e os seus mecanismos sensorias - ela começa a engatinhar e andar, ao mesmo tempo em que desenvolve a visão, a audição, etc...
• Pré-Operatório: A criança já deve ser capaz de manipular o seu ambiente simbólico através do que vê no mundo lá fora em seus pensamentos. A criança aprende a representar os objetos por palavras e a manipular as palavras mentalmente.
• Operatório Concreto: Momento marcado por grandes aquisições intelectuais, desenvolvimento da capacidade de concentração e de colaboração. A criança começa a pensar antes de agir, a compreender os demais e querer transmitir seus pensamentos e ser aceitos os seus argumentos.
• Operatório Formal: Agora, adolescente, começa a libertar-se do concreto e a raciocinar abstratamente, já aplica o raciocínio lógico, agora já pode operar sem que seja necessário ter os objetos ou os seres perante si, para apoiarem a operação. • Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o conteúdo já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar;
• Estágios do desenvolvimento.
Sensório motor (00 aos 02 anos)
Pré-operatório: (02 a 06 anos)
Operatório Concreto: (07 a 11 anos)
Operatório
...