PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Por: Caro_ped • 13/6/2017 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 555 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALINE DALA COSTA MEZOMO, RU 1041616, TURMA 2015/B
CAROLINA BREUNIG, RU 1179370, TURMA 2015/02
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SÃO MIGUEL DO OESTE
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALINE DALA COSTA MEZOMO, RU 1041616, TURMA 2015/B
CAROLINA BREUNIG, RU 1179370, TURMA 2015/02
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional presentados a UTA Ciência, Educação e Tecnologia no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Jaqueline Gaboardi
Centro Associado: São Miguel do Oeste.
SÃO MIGUEL DO OESTE
2015
INDÍCE
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 4
DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------------------- 5
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------------- 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------------------------- 9
INTRODUÇÃO
Neste texto iremos abordar sobre a vida e obra de Jean Ovide Decroly. O autor foi indisciplinado em sua infância, formou-se em Medicina e foi um grande contribuidor para a história da Pedagogia. Seu método de ensino gira em torno do interesse da criança e sua maneira de ensinar foi uma das mais revolucionárias.
DESENVOLVIMENTO
Jean Ovide Decroly nasceu na Bélgica, em 1871, e cresceu em um grande jardim onde seu pai realizava trabalhos manuais. Seus pais eram obcecados pelo seu sucesso escolar, mas ele era um aluno indisciplinado, difícil de adaptar-se ao autoritarismo da escola e de seu pai, o que mais tarde, o fez estudar e se apaixonar por uma escola centrada no aluno, com crianças aptas a viver em sociedade.
Em 1896 formou-se em Medicina e em 1898 mudou-se para Bruxelas com sua esposa. Ele retomou suas pesquisas sobre doenças mentais e anatomia do cérebro. No mesmo ano, pouco mais tarde, tornou-se responsável pelo departamento de “crianças anormais e com trauma da linguagem”.
Em 1901, ao retornar à Bélgica, criou uma escola para crianças com deficiência, a qual lhe possibilitou contato direto para observá-las. Sua Pedagogia acreditava que a sociedade e a escola deveriam estar em constante interação.
Em 1907 fundou a escola Ermita, onde os alunos mesmo construíam seus currículos, pois para ele, não existiam a separação das disciplinas. E em 1932, depois de tanta dedicação à Educação, morreu em Bruxelas.
Seu método
Declory foi médico, psicólogo e um grande educador, e, ao trabalhar com crianças com deficiência, criou uma metodologia fundamentada no interesse e na auto-avaliação. Sua teoria tinha como objetivo, preparar a criança para a vida, destacando-se o trabalho em equipe, mas mantendo a individualidade do ensino. Sua maneira de ensinar foi uma das mais revolucionárias e contribuiu muito para a história da Pedagogia. Ele foi um dos fundadores da escola nova e criou o método ideovisual, ensino por centro de interesse, e completou que não precisava oralizar o texto para compreendê-lo.
Declory preferia o trabalho em grupo, dedicou-se cuidadosamente sua atenção para à questão da linguagem, pois assim como a palavra, o corpo, o desenho, e a arte, esses também eram meios de expressão. Valorizou os trabalhos manuais, artísticos e os esportes, pois os centros de interesses estruturavam-se como oficinas.
Seu método gira em torno da necessidade, pois é a necessidade que gera o interesse, e esse, leva ao conhecimento. Os “Centros de Interesses” de Decroly são grupos de aprendizados e são organizados segundo a faixa etária dos estudantes, esse método alega que as crianças aprendem por observação, associação e expressão. São do interesse da criança, e respeita seu ritmo e seu jeito de ver o mundo. A criança aprende inspirada na vida cotidiana, como a alimentação, a defesa contra intempéries, a luta contra os perigos e inimigos, o trabalho em sociedade, descanso e a diversão. Sua ideia central é de que elas mesmas escolhem o que querem aprender. Decroly queria integrar as disciplinas.
...