PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA
Por: Flavia Dettmann Perovano Ferreira • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 950 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
1. Definição do Tema
Desenvolver com as crianças dos grupos II a V do CMEI ‘’ Regional São Lourenço”, localizado em Serra Sede a grande diversidade de animais que existem, e aproximação com o meio rural dentro da escola. Acreditamos que projetos, que falam de animais, têm grande importância no cotidiano das crianças por sua presença nas histórias infantis, brinquedos, músicas e desenhos.
Os temas serão abordados, de maneira bem lúdica e interativa de acordo com a afixa etária de cada grupo, os seguintes aspectos: fauna, flora, artes plásticas, músicas, danças, brincadeiras e alimentação.
2. Problematização
A maioria das crianças da comunidade tem, principalmente contato com animais domésticos, passando despercebido a existência de outros seres vivos do reino animal que vivem em sítios.
3. Justificativa
É importante que a criança entenda e respeite os animais, tanto os que ela conviverá com frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem em alguns casos oferecer alguns perigos caso sejam provocados. E por isso, estes trabalhos são importantes pois sensibilizam a criança e fazem com que se desenvolvam em cidadãos humanizados.
4. Objetivo Geral
Proporcionar ao educando o conhecimento de forma a fortalecer valores e atitudes experimentando e vivenciando o contato com os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.
5.OBJETIVO ESPECÍFICO
- Reconhecer e identificar os diferentes tipos de animais;
- Promover o respeito para com todas as espécies de seres vivos;
- Sensibilizar os alunos para que se tornem cidadãos humanizados;
- Desenvolver a criatividade, a capacidade de abstração e interpretação;
- Aumentar o vocabulário;
- Desenvolver coordenação motora e a consciência corporal;
6. Adequação do projeto dentro do PPP escolar
De acordo com o regimento interno escolar e o PPP, a Escola realiza o incentivo de atividades, propõem avaliações interdisciplinares, busca incentivar o aluno nas atividades solicitadas no cotidiano. No dizer de Paulo Freire: “(...) nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo”.
O presente projeto, elaborado dentro dos preceitos da Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do município de Serra, expressa os anseios de alunos, pais e comunidade e se apresenta como elemento orientador das ações da instituição na busca da melhoria de qualidade do trabalho realizado. Fundamentando suas concepções de criança, educação, desenvolvimento e aprendizagem em Piaget, Vygotsky, Wallon e Gardner, entre outros teóricos, assume a especificidade da educação infantil, buscando promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos da criança, considerando-a um ser completo e indivisível.
Sendo assim, atendendo demandas sociais e interdisciplinares o projeto está devidamente enquadrado na proposta pedagógica da escola.
7.Metodologia
O desenvolvimento do projeto ocorrerá em sala de aula e na quadra, através de histórias e músicas infantis, dobraduras, filmes, recorte e colagem, produção de maquete com animais, expondo a diversidade e características que os diferenciam e jogos e brincadeiras dirigidas pela professora de Educação Física.
Será desenvolvido com os grupos II a V, cada semana será desenvolvida uma atividade em sala com as professoras regentes e com a professora de artes e educação física. Terá duração de 6 meses, culminando com a visita da fazendinha na escola, juntamente com os familiares das crianças.
8. Recursos Didáticos
Fantoches, máscaras, bonecos, Livros didáticos que retratam o tema, CD’s e DV’s que retratam o tema, gravuras, figuras e objetos que retratam o tema; Materiais pedagógicos (tinta, cola, papel, etc.
9. Avaliação
Desde 2009 que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) determinam que as instituições criem seus procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças. O processo de avaliação na educação infantil não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou classificação dos pequenos.
...