PRE PROJETO DE PESQUISA
Por: Raquel Borkenhagen • 9/6/2021 • Projeto de pesquisa • 691 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA – EAD
Professoras: Leila Pêssoa Da Costa e Kethlen Leite de Moura Disciplina: Pesquisa e Projetos em Educação Acadêmico(a): Raquel Soares Borkenhagen Polo:Nova Santa Rosa/PR RA: 104575 |
Pré-projeto de Intervenção Educacional/Pedagógica no âmbito escolar da Educação Básica,
- Tema e problematização
Inclusão de alunos com TEA no processo de alfabetização.
- Justificativa
Todo individuo é único e partindo desse pressuposto podemos afirmar que toda forma de aprendizagem é única, pois seus comportamentos são determinados pela união de variáreis genéticas, culturais e as vivências que vão colaborar para os comportamentos pessoais. Cada aluno aprende de uma maneira, em seu próprio ritmo e em crianças neuroatípicas o processo de aprendizagem é mais complexo, uma vez que cada aluno portador de TEA é único e tem se próprio ritmo, ou seja, outro aluno com a mesma condição neurológica não tem o mesmo padrão de comportamento.
Toda criança especial tem direito a estar na escola independente de sua condição e de serem efetivamente atendidas de forma eficaz. Isso muitas vezes requer uma reestruturação do ambiente, e dos profissionais atuantes e por consequência gerando melhores resultados.
As adaptações das atividades precisam ser baseadas no repertorio de entrada de cada aluno, ou seja, não deve ser padronizada, deve ser planejada individualmente, levando em conta os conhecimentos que o aluno já possui, nos conhecimentos que ele deve ter ao fim do processo de ensino, no que ainda não consegue, em suas deficiências e em como ele aprende. É preciso, então, respeitar o ritmo próprio do aluno e garantir critérios de aprendizagem para avançar na programação sem criar defasagens pedagógicas. Para isso, muitas vezes a criança com TEA precisa de um ambiente de ensino individualizado dentro da escola, por exemplo, salas de recursos com atividades que permitem a criança fazer escolhas sobre a ordem, tipo e quantidade das tarefas, bem como tornem possível a execução de atividades mais concretas e lúdicas.
Sendo assim é extremamente importante um programa individualizado de ensino pois nem sempre as atividades propostas são adequadas para que esses alunos possam ser alfabetizados e vivenciar uma experiência escolar mais agradável, motivadora e bem sucedida.
- Objetivos
Objetivo geral
-Identificar e analisar a metodologias e dificuldades acerca da alfabetização de alunos com Transtorno Do Espectro Autista.
Objetivos específicos
- analisar e identificar as principais características que devem ser consideradas no contexto da alfabetização;
-conhecer as estratégias de alfabetização adaptadas ao TEA;
- identificar metodologias positivas alfabetização de alunos com TEA.
- Metodologia
Identificar e analisar as principais dificuldades que alunos autistas em fase inicial de alfabetização enfrentam.
Levantar metodologias e praticas para alfabetização de alunos com Transtorno do espectro Autista.
Propor atividades e metodologias para alfabetização inclusiva.
Avaliar de forma qualitativa se os objetivos propostos estão sendo alcançados.
- Cronograma
O projeto será desenvolvido durante o bimestre, levando em consideração que tais alunos tem em suas particularidades diferentes tempos de aprendizagem, respeitando sempre suas limitações.
...