TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  4/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ALFABETIZAÇÃO

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

1. Explique, em até dez linhas, os quatro momentos explicitados por Mortatti (2004) sobre os métodos de alfabetização no Brasil.

1º método: A metodização do ensino da leitura: caracteriza-se pelo método de marcha sintética, ou seja, o processo se inicia pelas partes da palavra: as letras, os sons das letras ou suas sílabas para chegar ao todo. A escrita é inserida por meio da caligrafia e ortografia, e seu ensino, a cópia, ditados e formação de frases, enfatizando-se o desenho correto das letras;

2º método: A institucionalização do método analítico: caracteriza-se pelo ensino da leitura como um todo, para depois ser dividida em partes. As questões didáticas eram subordinadas, ou seja, a República influenciava nas práticas pedagógicas, a fim de gerar uma nação civilizada como fator de modernização social.

3º método: A alfabetização sob medida: caracteriza-se por uma mistura do 1º método com o 2º (ou vice-versa). Durante esse período a atenção é focalizada no nível de maturidade da criança para aprender a ler e a escrever, relativizando a preocupação com os métodos de ensino.

4º método: alfabetização, construtivismo e desmetodização: Marcada pela Revolução Conceitual o 4º método caracteriza-se pelo questionamento da tradição fundada no período anterior, deslocando a ênfase das discussões em torno dos métodos de ensino e do nível de maturidade para aprender a ler e a escrever para o processo de aprendizagem da criança. Nesse processo se busca uma escola democrática, que possibilitaria a erradicação do analfabetismo no Brasil.

2. Por que o professor alfabetizador precisa conhecer a função social da escola e como deve ser a formação continuada deste professor?

A escola é um espaço de cultura e conhecimento e o professor como participante dessa gestão deve interagir e participar de todos os seus acontecimentos, problemas e transformações, ou seja, de toda sua função social. É por meio da formação continuada que o professor fica mais próximo da escola, podendo também ampliar seus conhecimentos, ou seja, a formação de professores amplia suas dimensões para além da aprendizagem de conhecimentos e ao tornar o professor como sujeito aprendente, novas dimensões reafirmam-se como componentes do processo formativo: a dimensão pessoal e a coletiva.

3. Soares (1998) distingue alfabetização e letramento. Explique e exemplifique, em até dez linhas, cada um desses processos.

A alfabetização dedica-se ao ensinar/aprender a ler e a escrever e o letramento consiste não apenas em saber ler e escrever, mas o cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem as demandas sociais de exercícios destas práticas, ou seja, são ações pedagógicas que se processam de forma complementar e simultânea, de modo que possam ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e escrita, onde o aluno torna-se ao mesmo tempo alfabetizado e letrado.

Exemplificando, a alfabetização é o aprendizado da escrita e da leitura e letramento é quando se sabe ler, escrever respondendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com