PRÁXIS EDUCATIVA : TEMPO,PENSAMENTO, E SOCIEDADE
Por: reitga • 10/5/2017 • Dissertação • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 705 Visualizações
PRÁXIS EDUCATIVA : TEMPO,PENSAMENTO, E SOCIEDADE.
O tema é a práxis educativa mediante o tempo, pensamento, e sociedade ,o texto vem analisar estas temáticas.
Este trabalho dedica-se ao estudo sobre o ato de pensar , destacando as atividades cognitivas , vendo o mundo com a base na e como produto de atividade que privilegie os atos de analisar , antecipar, classificar, comparar , concluir, criticar , prever e sintetizar.
Fazendo com que os professores , diretamente possam lidar com os saberes produzidos pela humanidade e com aqueles que possam ser portadores na condição docente, sem qual a práxis educativa se esvazia de sentido e significado.
SOCIEDADE É A REUNIÃO DE SERES HUMANOS ,SOCIAIS E POLITICOS,OS QUAIS COMPARTILHAM COSTUMES ,FINALIDADES ,GOSTOS, INTERESSES, METAS, E OBJETIVOS. SÃO SERES QUE VIVEM UM ESTILO EXISTENCIAL , ESTAR E AGIR NA SOCIEDADE E NO MUNDO, MEDIANTE MANEIRAS VIVENCIADAS MAIS OU MENOS CRIADAS ACEITAS E SOCIALMENTE LEGITIMADAS.
A humanidade ainda não foi capaz de conceber um modelo societário consequente e integrador de dois valores máximos centrados por esses modelos societários, justiça e liberdade, defender uma sociedade que conjugue justiça social e liberdade humana parece ser um desafio para nossa geração. Já as atividades mentais representações intuitivas ,sensíveis, ou conceituais compreendem em perceber, memorizar, praticar uma linguagem , conscientizar –se, associar, avaliar etc.. Por tanto este conjunto resulta em ideias e formas de ver o existente.
Uma abordagem da Práxis educativa coerente com os desafios que nos batem á porta requer que pensemos em termos de uma concepção teórica docente que valorize uma pedagogia relacional, interacional, e vinculadora de seres humanos, vale a indignalção diante das formas que centralizam o poder para melhor controlar, disciplinar e modelar os seres humanos em um sentido que nega o caráter dinâmico e transformador da própria vida.
O tempo realmente é merecedor de nossa ocupação permite enxergar avida concreta a minha volta , ao lado, pessoal e socialmente vivida ,oferece a matéria do pensamento e do sentimento. “ O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente “ ( Andrade, 1983,p.132).
A práxis educativa considerando o tempo, o pensamento e a sociedade é uma tarefa que requer de nós esse esforço para encararmos a educação no tempo presente.
POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS .
LUIZ FERNANDES DOURADO
O tema estudado aborda o cenário politico e pedagógico, buscando explicar concepções, ações e programas governamentais sempre priorizando qualidade e gestão democrática na escola pública.
O processo é mais amplo, sem negligenciar a real importância do papel social da escola e dos processos relativos à organização, cultura e gestão intrínsecos a ela, o processo educativo é mediado pelo contexto sociocultural. O presente texto busca, portanto, situar as politicas direcionadas á gestão da educação básica em que os estados e municípios se colocam como principais atores na oferta da educação no país.
Os eixos que permeiam a análise sobre gestão, no tocante à concepção, a formação e financiamento da educação. A educação como prática social, portanto, constitutiva e constituinte das relações sociais mais amplas, é entendida como processo de socialização da cultura, produzida pelo homem, e a escola, como lócus privilegiado de produção e apropriação do saber.
A problematização das condições de formação e profissionalização docentes coloca se como questão interligada à gestão educacional, deve considerar os diferentes fatores que interferem na atuação dos profissionais da educação ,bem como possibilitar o acesso a processos formativos que não descurem de uma base sólida de formação, não se reduzindo a disseminação de estratégias de aprendizagem.
Ações do MEC fortalecem e resgatam experiências implementadas por estados e municípios ,apoio a formação de professores e aos processos de organização , a gestão educacional, na qual a mesma deve considerar as especificidades do sistema, e buscar a participação da sociedade civil organizada,
...