PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Por: suziane cruz • 28/8/2019 • Trabalho acadêmico • 2.462 Palavras (10 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
SUZIANE APARECIDA DA SILVA CRUZ
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS
MANAUS
2019
SUZIANE APARECIDA DA SILVA CRUZ
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS
[pic 1]
Manaus
2019
OBJETIVO
- Reconhecer nos sujeitos os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social;
- Construir uma análise crítica das observações realizadas à luz das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
RESUMO
Foi observado durante três dias, uma criança de 6 ano do sexo feminino. No primeiro dia de observação, foi analisado seu desenvolvimento físico e psicomotor. Sua saúde, altura, peso, altura, tato, audição e sua agilidade. A observação teve a duração de três horas e foi feita em sua residência.
No segundo dia de observação, foi analisado a cognição e a aprendizagem escolar, foi observada durante três horas e meia, foram analisados seu raciocínio, seus momentos de interação com os estudos e família, a forma como ela lida com seus estudos e algumas experiencias foi aplicada de forma interativa.
Já no terceiro dia, foi observado seu desenvolvimento social e desenvolvimento emocional. A observação durou quatro horas. E podendo presenciar a forma como ela lida com seus familiares e amigos. Expressando suas emoções, e seu modo de agir quando contrariada. Suas emoções, seus medos, receios e como age com o meio em que ela vive.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
RELATÓRIO 7
1 º Dia de Observação 7
Desenvolvimento físico e psicomotor 7
2º Dia de observação 8
Cognição e aprendizagem escolar 8
3º Dia de observação 9
Desenvolvimento social e desenvolvimento emocional 10
OBJETIVO GERAL 12
objetivos específicos 12
METODOLOGIA 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Este relatório irá apresentar a análise feita por três dias em uma criança de 6 anos de idade, segundo as teorias do desenvolvimento. Ira relatar o dia a dia da menina e como se porta com o meio que vive, e seu desenvolvimento social, emocional, psicomotor, e aspectos cognitivos. Segundo as teorias do desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky.
As teorias do desenvolvimento consideram que o comportamento humano e fruto tanto de características hereditárias quanto de outras aprendidas com o tempo no meio em que vive, no ambiente em que a pessoa vive dependendo muitas vezes das influências dessas fontes. Sobre o ambiente nos referimos sobre o meio em que a pessoa vive, a família, escola, trabalho, bairro, suas culturas.
Jean Piaget (1896 – 1980) foi um dos grandes estudiosos do desenvolvimento cognitivo. Para ele a inteligência modifica-se à medida que acriança se desenvolve e parte de um continuum entre reflexos biológicos. Piaget descobriu que o desenvolvimento da criança pode ser dividido em estágios mais ou menos delimitados, de forma que um estágio anuncia o posterior. Piaget propôs quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: o sensório motor (0 a 2 anos), o pré-operatório (de 2 a 6 anos) o operatório concreto (de 7 a 11 anos) e operatório formal (de 12 anos em diante).
“Os estágios seguem uma ordem fixa do desenvolvimento, mas as pessoas passam por eles em velocidades diferentes.” (BEE, 1997; PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2006)
No relatório proposto, apresentasse algumas características do desenvolvimento cognitivo segundo PIAGET no período pré-operatório (2 a 6 anos), e em alguns pontos características do operatório concreto (7 a 11 anos) que caracteriza o pensamento na idade escolar. Na qual acriança começa ter mais habilidades para contar, comparar analisar e experimentar.
Outro pesquisador muito citado e muito que também esclareceu bastante sobre a influência do meio foi Vygotsky (1896 – 1934) que propôs sobre a teoria cultural. Esse autor defende que só há desenvolvimento tipicamente humano se a pessoa for exposta a uma cultura, apropriando se das crenças, valores, habilidades do grupo social do qual pertence.
“isso significa que a relação entre o desenvolvimento e aprendizagem ganha uma nova perspectiva: não é o desenvolvimento que antecede e possibilita a aprendizagem, mas ao contrário, e a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento.” (MELLO,2004)
“Vygotsky não descreve o desenvolvimento em fazes ou estágios, porem defende uma aprendizagem que ocorre durante toda vida, com ajuda especificas do ambiente social e cultural para desenvolvê-la.” (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2006)
Sobre o desenvolvimento social ao longo da idade escolar (6 a 11 anos), o crescimento cognitivo possibilita que as crianças desenvolvam conceitos mais elaborados sobre elas mesma, assim com como maior controle emocional. E nessa fase que as crianças vão se conscientizando dos seus próprios sentimento, controlando bem melhor suas emoções no meio social. Onde começa a sentir vergonha, tristeza, raiva, medo. Uma criança contrariada pode se expressar de forma agressiva, física ou verbal. No relatório e exposto a forma na qual criança analisada reage com seus familiares quando acontece fatos no qual ela não se agrada.
...