TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Por:   •  29/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Observação de criança no espaço escolar, para compreender características que ressaltam desenvolvimento Físico-Motor, Afetivo-Emocional, Intelectual, Moral ou Social desse sujeito.

Aluno(a): Débora de Oliveira Gois

Matrícula: 201908360658

Data: 28/05/2020

Objetivo: Pautada nos estudos de Jean Piaget, observar o processo de ensinoaprendizagem da menor Giovana Oliveira (8 anos), matriculada no Pré II, pelo período de um mês. O principal motivo de tal iniciativa é estabelecer um paralelo com o estudo do conhecimento da psicologia, relacionada ao desenvolvimento do ser humano no que se refere aos seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, fazendo uso para tal prática a entrevista.

 

        No acompanhamento cotidiano da criança, percebeu-se dificuldade leitura-escrita. A investigação contemplou fatores psicossociais, biossociais e, sobretudo, os cognitivos.

        Sob a perspectiva psicossocial, nota-se ampla influência do distanciamento do seio familiar devido as atividades laborais continuadas, decorrentes das necessidades financeiras. Há ainda clara percepção do pouco contato do processo ensinoaprendizagem da instituição escolar com a cultura divergente que a cerca. O quadro descrito acarreta ausência de referencial, o que se reflete na dificuldade da leitura e da escrita.

“Existe um ponto de vista psicossocial sobre a sociedade,

do mesmo modo que existe um ponto de vista econômico,...”

Moscovici

        A problemática econômica, como mencionada, anteriormente, afeta também o desenvolvimento da criança no âmbito da leitura e da escrita, quando o assunto é a temática biossocial. Ocorrem, nesse estágio, grandes e novos desafios, pois é o momento onde suas potencialidades e fragilidades estão expostas no ambiente escolar. Tópicos, como, por exemplo, o desaleitamento e a desnutrição associados a possíveis limitações de origem genética são abordados, fundamentalmente, por esse fator.

“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes...”

Jean Piaget

Giovana, no que tange a escrita, apresenta dificuldades decorrentes de questões sensório motoras, fase inerente aos primeiros 24 meses de vida.  Nela há várias assimilações e acomodações. Os primeiros sentimentos como a alegria, a tristeza, o prazer e o desprazer. Essas características, observadas junto à percepção do seu meio ambiente e inteiração em sala de aula, através de reflexos e movimentos apontam para déficits relacionados ao desenvolvimento cognitivo.

A fase sensório motora é apenas um dos estágios que compõem o desenvolvimento cognitivo. A ela se soma a pré – operatória, que ocorre aproximadamente de 2 à 6 anos, possuindo uma capacidade simbólica e o uso de símbolos mentais como a linguagem e imagens, nesta fase há, normalmente, uma explosão da linguística, algumas características deste estágio são: a imitação diferida ou imitação de objetos distantes; jogo simbólico é também imitativo; desenho; imagem mental; linguagem falada. No exemplo de Giovana, apresentam-se situações que destoam, pois, apesar do gosto pelo desenho, não tem apresentado sucesso na leitura e escrita.

Subsequentemente, entra-se na fase Operatório concreto (aproximadamente dos 7 aos 11 anos). Nesta fase já ocorre o desenvolvimento do processo de pensamento lógico, onde não se apresentam dificuldades na solução de problemas de conservação e há maior argumentação corretiva para as suas respostas. Também começa o processo de socialização com o meio, abandonando os traços do egocentrismo. Na linguagem, a fala é usada com a intenção de se comunicar, ela percebe que as pessoas podem pensar e chegar a diferentes conclusões, sendo elas diferentes das suas. Com Giovana, que se encontra no primeiro ano dessa fase, a conversação com os amigos já demonstra capacidade de diálogo, contudo o vocabulário pobre transparece a não memorização de conteúdos. Há, claramente, a exposição da limitação com a leitura e as questões econômicas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com