PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: lajannuzzi • 8/9/2022 • Trabalho acadêmico • 3.023 Palavras (13 Páginas) • 116 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
LUIZ ALBERTO JANNUZZI
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POUSO ALEGRE
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
LUIZ ALBERTO JANNUZZI
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em NOME DO CURSO
POUSO ALEGRE
2022
TÍTULO DO TCC: PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luiz Alberto Jannuzzi
Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).
RESUMO – A psicomotricidade vem de encontro com a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Através das atividades as crianças, além de se divertir, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem, auxilia o desenvolvimento físico, mental e afetivo no indivíduo. A alfabetização é um processo que envolve diversas habilidades. Para uma boa aprendizagem, são necessárias condições mínimas que constituem entre outras, a estrutura da educação psicomotora. A psicomotricidade no processo de alfabetização é fundamental para a construção de conceitos que são vistos como base do aprendizado. Este trabalho objetiva mostrar a importância da psicomotricidade no processo de alfabetização com crianças do 1° ano no ensino fundamental; verificar os níveis das habilidades psicomotoras dos alunos, analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação do esquema corporal; demonstrar como o desenvolvimento das capacidades psicomotoras contribui para o processo de alfabetização do aluno e analisar o papel do professor no desenvolvimento de habilidades psicomotoras na rotina da sala de aula. A metodologia baseada na observação e acompanhamento dos procedimentos aplicados nas aulas rotineiras voltadas para o desenvolvimento psicomotor. Os resultados apontam que os professores buscam desenvolver a psicomotricidade dos alunos e também estabelecer uma série de atividades dentro e fora de sala de aula. A psicomotricidade não desenvolvida corretamente quando criança pode-se acarretar problemas não só na alfabetização e aprendizagem, mais também causar problemas na vida adulta.
PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade. Alfabetização. Aprendizagem.
1 lajannuzzi@yahoo.com.br
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem o intuito de demonstrar que a aplicação da psicomotricidade está voltada para o aprimoramento no processo de desenvolvimento psicomotor em crianças inseridas no processo de aprendizagem, portanto requer um trabalho adequado partindo de uma parceria do professor pedagogo com o professor de Educação Física.
A aplicação da psicomotricidade no processo de alfabetização é fundamental para a construção de diversos conceitos que são vistos como pilares do processo de aprendizado. O aluno que apresenta comprometimento nas áreas de desenvolvimento tem dificuldades de aprendizagem, necessitando de um atendimento educacional adequado para garantir o seu desenvolvimento integral. Fazem parte da educação psicomotora, o desenvolvimento de capacidades como o esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora, coordenação motora fina, esquema corporal, imagem corporal, noção espaço temporal, o que torna a psicomotricidade um fator fundamental para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, físico e social da criança.
O processo de alfabetização é uma das fases mais importantes da vida do ser humano, onde se constrói a base do processo de desenvolvimento ao longo da vida e a psicomotricidade é considerada uma ferramenta de grande importância para garantir o desenvolvimento e a superação da criança em relação aos problemas que possam surgir durante o processo de alfabetização. A psicomotricidade é a ferramenta principal no processo de aprendizagem e na alfabetização de crianças do 1º ano no ensino fundamental, onde se pretende fazer a análise da importância dos movimentos na formação e estruturação do corporal dos alunos, demonstrando assim que o desenvolvimento das capacidades psicomotoras vem contribuir para o processo de alfabetização. Todo processo de aprendizagem escolar esta diretamente relacionada com a coordenação motora, com o controle muscular e dos movimentos, que quando não apurados resulta numa deficiência na elaboração do esquema corporal causando na criança movimentos descoordenados e lentidão ao realizar atividades do seu cotidiano, segundo estudos de Fonseca e Mendes (1988). Na escola vai apresentar uma caligrafia feia e sua leitura não será harmoniosa, não conseguirá distinguir lado esquerdo ou direito e apresentará dificuldade em reconhecer a ordem de escrita em um quadro, sendo esses alguns aspectos que se pode observar em crianças que não desenvolveram a contento suas habilidades psicomotoras.
A psicomotricidade é de grande valia e importância caracterizando-se por um método que utiliza os movimentos para atingir outros objetivos, tanto na educação quanto na reeducação. Pode-se apoiar a psicomotricidade no desenvolvimento infantil, pontuando suas principais teorias e relacionando-as, onde gera com isso a importância que se dá para o desenvolvimento infantil e vê-se também a necessidade de conhecer as etapas do desenvolvimento humano, mais especificadamente os desenvolvimentos infantis, onde se delimita fatores que faz a ligação da criança com o meio.
...