Psicomotricidade relacional na educação infantil
Por: Fabielefreitas • 14/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 807 Visualizações
1. TEMA
Psicomotricidade relacional na educação infantil
2. DELIMITACAO DO TEMA
Psicomotricidade Relacional é a comunicação não verbal que sustenta na ação espontâneo, onde o brincar aborda como atividade do meio, utilizando o jogo como elemento pedagógico, sendo que o corpo participa como uma rede de inter-relações, onde visa superar o dualismo corpo/mente possibilitando ao ser humano a capacidade do brincar como elemento motivador que provoca a exteorização corporal para redimensionar suas relações de formas diversificadas.
3. PROBLEMA
Segundo Barreto (2000, p. 32), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação dos tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.
Independentemente da idade em que o individuo se encontra a psicomotricidade é decorrente do meio no qual se está inserido, sendo que só haverá evoluço se tiver estímulo para o indivíduo. Como diz o biólogo Ernest Mayr da Universidade de Harvard o cérebro humano se desenvolve do nascimento até aproximadamente os 8 anos. Tendo em vista o que o biólogo fala é muito importante ser trabalhado a psicomotricidade nos anos iniciais, pois, será aí que a criança aperfeiçoará o seu processo de aprendizagem sem apresentar nenhuma dificuldade ao decorrer dos anos.
Sendo assim qual é o papel do professor em relação a psicomotricidade, no que ele influencia, quais as suas preocupações em relação a psicomotricidade?
4. HIPOTESE DE ESTUDO
Para Almeida (2006, p. 23), “um supermercado pode ser um excelente ambiente educativo caso o professor saiba explorar toda riqueza existente ali”. Pois a psicomotricidade desenvolvida, precisa de ambientes para que a criança explore e construa o seu próprio espaço, é neste momento que vai viver uma variedade de faz-de-conta, assim poderá errar e concluir, tirando assim a suas próprias conclusões, pois está construindo seu próprio conhecimento.
Alguns professores acreditam que a psicomotricidade está ligada apenas ao equilíbrio, a lateralidade, a coordenação motora fina e outros aspectos que engloba parte psicomotora, aonde tem um papel muito importante na educação infantil, sendo que muitas vezes acontece uma queima de etapas, pois muitos professores não percebem que estão cortando o lado emocional, e o do brincar, causando problemas emocionais e motores, que ao decorrer do tempo ira aparecer no comportamento do indivíduo.
As crianças precisam ser enxergar em três dimensões, a corporal, a afetiva e a cognitiva, proporcionando assim um desenvolvimento evolutivo. Se tratando da alfabetização os docentes ainda tem uma antiga concepção, pois os exercícios que manipulados pelo professor não faz com que o indivíduo faça com seu próprio corpo, que acaba facilitam a percepção das formas. São muitas formas de trabalhar a psicomotricidade para que se torne importante na alfabetização, e ajude a prevenir problemas maiores.
Na Pratica Escolar para que seja eficaz a psicomotricidade e possa contribuir no processo de aprendizagem é necessário que o professor acredite no potencial do indivíduo, respeite a individualidade, sabendo as dificuldades, obstáculos e que as insatisfações fazem parte da caminhada escolar, por isso deve-se oferecer atividades e proporciona-la oportunidades para que se comunique, crie e expresse –se emocionalmente e fisicamente, para o seu próprio crescimento e sua construção da autonomia, despertando o desejo de descobrir e aprender por meio da interação com o mundo.
Para a auto realização seja alcançada pelo indivíduo, o professor tende a ser o mediador da aprendizagem, possibilitando que construa seu caminho e encontre-se nele, ter clareza e objetivos nas atividades e nas regras estabelecidas. O objetivo das aulas de psicomotricidade é estimular o desenvolvimento psicomotor do indivíduo, por meio de jogos, brincadeiras e atividades que vivencie com grande prazer, fazendo com que favoreça a ligação do real e o imaginário.
Ainda tem escolas que mantém o caráter mecanicista na Educação Infantil, que acabam ignorando a psicomotricidade, nas séries iniciais, no Ensino Fundamental também acontece. Os professores estão preocupados com a leitura e a escrita, muitas vezes nem sabem como resolver tais dificuldades que são apresentadas pelos indivíduos, rotulando-os como portadores de distúrbios de aprendizagem. Muitas das dificuldades poderiam ser resolvidos na própria instituição e até evitadas, se acontecesse um olhar atento e qualificado da parte dos agentes educacionais para um bom desenvolvimento psicomotor.
Muitas vezes estão arquivados em nosso inconsciente, movimentos que expressam o que sentimos, pensamos e as atitudes, que só serão expressos através das oportunidades oferecida pelo docente. Desse modo, o trabalho realizado com o corpo e com a psicomotricidade faz com que permita fortalecer e consolidar a importância da prática e da adaptação da vivência corporal e do estímulo vindo do exterior. Nesse sentido, utilizando atividades lúdicas acredita-se que melhorara o desenvolvimento dos indivíduos, estimulando assim o cognitivo e o processo de aquisição da leitura e escrita.
5. OBJETIVOS
5.1. OBJETIVO GERAL
Mostrar a importância de trabalha a psicomotricidade para com a aprendizagem.
5.2. OBJETIVO ESPECIFICO
- Adquirir uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança e autoestima, colocando em pratica a autonomia;
- Contribuir a evolução global do indivíduo;
- Controlar e aperfeiçoar seus próprios movimentos;
- Experimentar diversas formas de movimento de forma criativa;
-Adquirir por meio de vivências psicomotoras segurança e confiança em seu próprio corpo;
6. JUSTIFICATIVA
A Psicomotricidade contribui para a formação e estruturação do corpo, incentivando a prática de movimentos na vida do indivíduo, sendo assim o trabalho da educação psicomotora deve formar uma base indispensável no seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para jogos e atividades lúdicas. O brincar é uma das melhores maneiras de comunicar-se, pois é um meio para perguntar e explicar. Brincando o indivíduo aprendem muito sobre si mesmo e o mundo que o cerca e tem a oportunidade de procurar a melhor forma de integrar-se ao mundo que encontram ao nascer.
...