Paper Alfabetização para o letramento
Por: KellenGuarezi • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.121 Palavras (17 Páginas) • 1.434 Visualizações
ALFABETIZAÇÃO PARA O LETRAMENTO
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia () – Prática do Módulo IV
RESUMO
Letramento e alfabetização são dois processos diferentes, mas que acabam se ligando para criar possibilidade de aprendizagem da escrita e leitura para todos. Alfabetização e letramento precisam andar juntos para que haja uma aprendizagem correta de leitura e escrita e para que a criança use essa habilidade para se inserir em uma vida social. Veremos neste trabalho como compreender a relação entre Alfabetização e Letramento por ser uma questão bastante discutida pelos profissionais da educação.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O termo letramento é uma tradução da palavra literacy, que se refere à condição de ser letrado, ou seja, inserido no campo das letras. Este conceito foi criado para se referir ao uso da língua escrita não só na escola, mas fora dela também. Afinal a escrita faz parte do nosso cotidiano em todos os lugares, pois por onde andamos vemos a escrita, em placas de lojas, pontos de ônibus anúncios de mercados e em vários outros lugares.
Já alfabetização é um termo usado para quem sabe apenas ler e escrever e não propriamente quem está inserido no mundo das letras. Podemos dizer que uma pessoa é alfabetizada, mas nem sempre ela consegue lidar adequadamente com a leitura e é por isso que a alfabetização e letramento precisam estar juntos. Uma pessoa que sabe ler e escrever, mas não é capaz de ler um texto e entende-lo é vista como um Alfabetizado funcional, pois não consegue fazer o uso correto da leitura.
Uma observação interessante é apontada pro Magda Soares (2008), que fala sobre a pessoa ser alfabetizada, mas não letrada:
“No Brasil as pessoa não lêem”. São indivíduos que sabem ler e escrever, mas não praticam essas habilidades e alguns não sabem se quer preencher um requerimento.
2 COMO NOS ALFABETIZAMOS
Alfabetizamo-nos quando conseguimos ler e escrever, ou seja, quando aprendemos o alfabeto e a utilizar ele como código de comunicação e aprendemos a nos expressar e a compreender com mais facilidade a linguagem através destas práticas. Estar alfabetizado nos torna mais sociável já que nos da à possibilidade de trocar informações com outras pessoas obtendo assim um desenvolvimento total de uma sociedade.
Em 1990 foi realizada a Conferência Mundial sobre Educação para Todos, onde foi colocado que a alfabetização passa a ser “entendida como instrumento eficaz para a aprendizagem, para o acesso e para a elaboração da informação, para a criação de novos conhecimentos e para a participação própria cultura e na cultura mundial nascente”, (Conferência Mundial de Educação para Todos. Jomtien, Tailândia, 1990).
Portanto não nos bastar ser alfabetizado precisamos saber usar este conhecimento para nosso crescimento intelectual. Antigamente, acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento que já esta ultrapassada pelo letramento, que agrega a experiência que o aluno já tem com a leitura antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos.
...