Para além das teorias da inclusão
Por: Lorranecardoso • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.898 Palavras (12 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
ALYNE RIBEIRO CEZARIO GONZAGA
LORRANE PATRICIA GONÇALVES DE LIMA
NANDA ERICA G DE OLIVEIRA
A IMPORTANCIA DO BRINCAR PARA A CRIANÇA
CERES
2014
JUSTIFICATIVA
Inicialmente, foi observado durante as tele aulas a importância de aprender brincando em sala de aula, na Educação Infantil e a mudança do comportamento das crianças ao brincarem. Foi aí que surgiu o interesse pelo tema: A importância do brincar para criança, pois, na prática, pode-se constatar que as crianças aprendem com maior facilidade quando possuem o auxílio dos brinquedos e jogos numa abordagem lúdica, fazendo despertar o interesse em aprofundar o entendimento no assunto.
A escolha por retratar o lúdico e os benefícios de trabalhá-lo na Educação Infantil encontra respaldo na compreensão de que na infância a brincadeira é parte característica, motivadora, desenvolvida com satisfação pela criança por ser do seu próprio interior, da constituição do ser criança. Através do brincar os pequenos são capazes de criar e vencer seus próprios limites e construir suas próprias aprendizagens. A criança aprende brincando, e brincando ela é feliz.
Ao longo dos tempos as brincadeiras tornaram-se cada vez mais importantes no ensino/aprendizado da criança, principalmente, por ser vista como uma atividade especifica da criança que tem por base a genética, é uma atividade social humana, na qual, a criança recria a realidade utilizando símbolos próprios; na brincadeira umas coisas se transformam em outras, os objetos apresentam significados diferentes daqueles que possuem (WAJSKOP, 2005).
Dessa forma, a criança na Educação Infantil busca satisfazer seus desejos imediatamente; normalmente o intervalo entre um desejo e a sua satisfação é extremamente curto, se envolvem num mundo de ilusão para resolver suas questões e desenvolvem assim à capacidade de criação, por meio de atividades prazerosas. No faz de conta, a criança altera o significado dos objetos, acontecimentos e ações para expressar seus sonhos e fantasias e assumir papéis ativos no contexto social.
É brincando que as crianças aprendem a viver. Esbanjam criatividade, desenvolvendo o intelecto; realizam desejos e sensações, trabalhando o emocional; e, ao criarem historinhas que se passam na escola, nos hospitais, nos supermercados, na rua e mesmo em casa, familiarizam-se com a vida, aprendendo a lidar com regras e normas sociais. Brincando, realiza sonhos e desejos, cria situações que ajudam a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior. E para isso usará capacidades, como a observação, a imitação e a imaginação.
Segundo Vygotsky (1993) o brincar na Educação Infantil está construído em função do status social; Ele afirma que o brincar impulsiona a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu, por meio da experiência de seu relacionamento com os adultos e as brincadeiras criadas por elas são baseadas nas relações que mantêm com os adultos tanto culturais como social. A criança brinca não para aprender a se lavar ou a dormir, mas para utilizar com liberdade suas habilidades individuais, reproduzir sua ação para mostrá-las a si própria e aos outros. Um exemplo é quando faz de conta que dorme ou imita um ruído ou animal.
Dessa forma, desenvolve sua autoestima e autonomia.
Numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade. O ato de brincar é a melhor metodologia para dar à criança condições de desenvolver suas potencialidades e caminhar, de descoberta em descoberta, criando soluções e aprendendo a viver e a conviver com as demais crianças.
PROBLEMATIZAÇÃO
Quais são os benefícios que o brincar oferece às crianças na fase da educação infantil em seus aspectos físico, motor e cognitivo bem como para a prática pedagógica e para a construção do processo ensino-aprendizagem?
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre a importância do brincar para as crianças.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Nosso objetivo nesse projeto de pesquisa é, o de conhecer o significado do brincar, compreender o universo lúdico, os benefícios que o brincar proporciona no ensino aprendizagem infantil e como jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam na socialização das crianças.
Hoje, o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa e não somente um lazer, mas é necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade sobre a ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância.
HIPÓTESES
Em nossa opinião a criança quando chega à escola precisa adaptar-se a uma nova realidade, cheia de regras sobre o que pode ou não fazer. Crianças que antes de iniciar sua vida escolar possuíam liberdade de brincar e por isso sofrem até adaptarem à nova estrutura de espaço e de tempo.
A criança que brinca desenvolve a autoestima, a linguagem falada e a corporal, além do pensamento, do protagonismo, da socialização e da interação, transformando-a em um cidadão capaz.
Isso quer dizer que o brincar na sala de aula deve ser visto como um instrumento facilitador, enriquecedor para a aprendizagem. E que as atividades lúdicas devem funcionar como estratégia para a construção do conhecimento, favorecendo a criatividade, a espontaneidade e as potencialidades do trabalho individual e coletivo.
A sala de aula não deve ser um silêncio, com todos sentados; as crianças devem interagir com os seus pares, numa participação ativa, pois brincando se aprende com prazer de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil.
...