Pedagogia
Por: dielogo • 13/2/2017 • Resenha • 422 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Processo inicial da construção de conceito de número
No processo inicial da construção de número, as intervenções do professor devem ser baseadas com ludicidade para fixar o conhecimento de maneira prazerosa, assim as crianças não se assustam com os mitos sobre a matemática.
A forma em que é introduzido o conceito de números na vida de uma criança pode fazer toda diferença entre gostar ou não gostar da famosa matemática. Por esse motivo o educador deve estar apto e preparado para a função.
Em tempos atrás, ensinava-se a contar até o 10, depois ate 50 e assim por diante, a concepção de métodos de ensino foram inovadas e leva – se a capacidade que o aluno possui em construir o seu conhecimento, hoje é facilitador nesse processo, auxiliando o educando a questionar, pensar, discutir, fazendo com que cheguem a solução problema e estimule o raciocínio.
Cada etapa é importante por tanto, o professor deve certificar-se que o conteúdo que ele ensinou foi apropriado pelo aluno individualmente, desta forma a intervenção do professor é fundamental, mas se faz necessário ter um olhar abrangente de como aluno vem adquirindo seus fundamentos.
O papel do professor é propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar,avaliar e sobretudo ajudar a resolver “juntos”.
O professor deve encorajar a criança a opinar, partticipar ativamente dos jogos e brincadeiras respeitando a espontaneidade e estimulando o pensamento e a criatividade, assim o educador sempre vai fazer que seus alunos expressem os seus pensamentos sem medo do jungamento prévio dos adultos.
Trabalhar com o ábaco, o material dourado são boas opções de recursos que tornam a aula mais dinâmica, deixar o educando manusear o material antes de aplicar o exercício é uma excelente forma de intervenção,
pois os alunos terão a oportunidade de descobrir para que serve o material e formas de uso por si mesmo
A Matemática assim como os números está presentes no dia a dia dos educandos, mesmo que eles não deem conta disso, explorar o conhecimento de cada um e permitir que eles reflitam sobre a funcionalidade da matemática para ser bem utilizada na prática, observar se os alunos entenderam o enunciado e quais conhecimentos utilizaram para se chegar às respostas/resultados obtidos, pedir para que os alunos registrem suas estratégias para ver o que eles pensam e tentar da melhor forma possível ajudá-los.
Desta forma o processo de intervenção se faz muito necessário, mas intervir é está junto com aluno e entender suas dificuldades.
...