Pedagogia
Por: 4545bru • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 1.957 Visualizações
Curso: Pedagogia
Semestre: Quarto
Acadêmico(a):Bruna Carla Biz RGM: 053.8333
ATIVIDADE AULA 02
01 – A aprendizagem é um processo que nos acompanha por toda a vida, estamos sempre aprendendo alguma coisa, desde o nascimento até a vida adulta e velhice. Assim:
- Para Drouet (1997), a criança deverá estar suficientemente amadurecida em três aspectos fundamentais para que a aprendizagem se efetive, sendo, o aspecto intelectual; o aspecto afetivo-social; e o aspecto sensório-psiconeurológico.
- Ainda, Drouet (1997, p. 45) nos apresenta elementos imprescindíveis para que a educação ocorra: Sendo Comunicador: É representado pelo professor ou responsável pelo conhecimento, este tem uma participação ativa no processo de educação, devendo estar motivado e ter pleno conhecimento da mensagem que irá transmitir. A mensagem : É o conteúdo educativo, que deve ser adequado à idade mental do educando, deve ser clara e precisa para ser bem entendida. O Receptor: É o aluno, o qual deve ser um recebedor crítico do conhecimento. O Meio ambiente: É o meio escolar, familiar e social, onde se efetiva o processo de ensino – aprendizagem. Este deve ser estimulador da aprendizagem e propício ao bom desenvolvimento do aluno.
- A aprendizagem é um processo pessoal, individual, ou melhor, tem fundo genético e depende de vários fatores.
- Alguns fatores abaixo citados são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, são: dos esquemas de ação inatos do indivíduo; do estágio de maturação de seu sistema nervoso; de seu tipo psicológico constitucional (introvertido ou extrovertido); de seu grau de envolvimento, seu esforço e interesse; para satisfazer à sua necessidade biológica de exercício físico; ao ser estimulado pelos órgãos dos sentidos; ao sentir-se estimulada para a atividade mental, quando consegue resolver um problema; para evitar a punição dos pais, caso não apresente boas notas; por sentir necessidade de conquistar status social através de boas notas, pela admiração da família, dos colegas etc. (DROUET, 1997, p. 47).
Estão corretas apenas as afirmativas:
- I e II
- II e III
- I e III
- III e IV
- Todas as alternativas
2. Para Drouet (1995), todos os distúrbios orais, auditivos, emocionais e comportamentais têm sua origem em causas diversas, mas todos se constituem em obstáculos à aprendizagem. Como vimos, é difícil fazer uma classificação dos distúrbios que prejudicam a aprendizagem. A Autora aborda inúmeros fatores. Neste sentido, de acordo com o texto acima, quais as causas das dificuldades de aprendizagem.
I. As causas físicas são representadas pelas perturbações do estado físico da criança permanentes ou provisórias e também as causas sensoriais: são todos os distúrbios que atingem os órgãos dos sentidos, responsáveis pela percepção que o indivíduo tem do meio exterior, além disso, podemos incluir as causas neurológicas, perturbações do sistema nervoso, tanto do cérebro, como do cerebelo, da medula e dos nervos.
II. As causas intelectuais e cognitivas, corresponde à inteligência do indivíduo, e à sua capacidade de conhecer, de compreender o mundo e de raciocinar, além das causas educacionais que corresponde à educação recebida na infância, e que irá condicionar distúrbios de origem educacional por toda a vida. São as menos importantes.
...