Pedagogia
Por: mariaaparecia • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 659 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
1. SÍNTESE REFLEXIVA
Umas das funções básicas da escola é permitir que a criança reconheça a existência do outro conquistando seu espaço, aprendendo a respeitar o do outro, ou seja a socialização. Usando a literatura infantil africana “AS TRANÇAS DE BINTOU” com o intuito de promover nas práticas docentes da educação infantil para afirmação da identidade da criança negra e apropriação do universo simbólico do continente africano de forma que possam construir uma visão mais positiva do seu pertencimento racial. Entretanto os diálogos e discursos sobre diferenças raciais focam direitos dos cidadãos por uma sociedade de “igualdade”, percebe-se a diferença de realidades arraigadas histórica e culturalmente por preconceitos geradores de uma apartação social fundamentada, principalmente, na questão racial. Dessa forma, a construção do conhecimento no âmbito educacional voltado para este tema se mostra arraigado a resistências, intimidamento ou mesmo desinteresse, tornando-se imprescindível o desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de fato inclusivas e explorem a diversidade cultural e racial das crianças.
Nessa perspectiva, buscamos a partir de uma proposta de trabalho utilizando a literatura africana na Educação Infantil, promover a leitura e discussões que possibilitassem à criança o conhecimento sobre a mitologia africana, suas culturas, epistemologias, para que estas se apropriassem do universo simbólico do continente africano de forma que pudessem construir uma visão de identidade negra mais positiva. Além disso, a literatura africana possibilita a construção de valores morais e ensinamentos que propiciam as crianças construírem afirmativamente sua identidade racial, conhecendo elementos sobre seus ancestrais que lhes forneçam a valorização e o orgulho do seu pertencimento racial, diferindo da perspectiva escravocrata ou abolicionista que sempre é enfocada nas escolas, desenvolvendo dessa maneira, a auto-estima e autoconceito elevados nestas crianças. Percebe-se, que esta temática na realidade escolar parece ser encarada com pouco interesse pelo corpo docente, tendo em vista, que o preconceito racial enraizado historicamente e sua naturalização é um fator que desestimula o educador, em contraponto, a mobilização racial organizada pelos movimentos negros que tem travado lutas, possibilitaram avanços consideráveis, quando se trata de políticas públicas que hoje viabilizam materiais didáticos para tal abordagem. Torna-se indispensável o incentivo efetivo dessa prática didática em possibilitar um resgate histórico-cultural de uma ancestralidade extremamente representativa no povo brasileiro.
No texto de Bintou há elementos que podem ser trabalhados em diversas áreas do conhecimento, como:
• Movimento
• Sensações
• Artes
• Cores
• Cultura e sociedade
Realizarei um teatro usando a estória “As tranças de Bintou”, na ciranda cultural. Buscando envolver as crianças em diversas linhas do conhecimento interdisciplinar em língua portuguesa, matemática, natureza e sociedade, artes e musicas, propondo uma discursão não só com os pequeninos mas também com toda a escola sobre identidade cultural. Artes cênicas – As atividades desenvolvidas dentro destes componentes curriculares, o fazer teatro, tem como um dos objetivos a exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais. A partir dai iniciam-se os ensaios de fala, coreografia, leitura, escrita, etc.
Competências a serem adquiridas durante o teatro:
• Escrita e leitura
• Noção de tempo e espaço
• Noção de pesquisa
• Respeito as diversas culturas
• Valorização e respeito ao outro
• Etc
Contextualizando o trabalho com literatura infantil.
...