TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Principais aspectos relacionados às diversidades e ao multiculturalismo no tema 01, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9,394/96) atual LDBEN (lei 9,394/96)Lei sancionada em 20 de dezembro de 1996 pelo então Pesidente  Fernando Henrique Cardoso e o Ministro da Educação Paulo Renato.Lei que tem como base o direito da Educação para todos.

A LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação ás leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica

No parâmetro 2 fala que a educação é dever da família e do Estado,tem por finalidade o desenvolvimento do educando e sua preparação para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Em seguida no tema 2 ,PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais) constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o pais. O  multiculturalismo critico levanta a bandeira da pluralidade de identidades culturais. Sua função e garantir o investimento do sistema educacional ,ajudando socializar técnicos e professores a ter um melhor contato atualizado com a pedagogia .Por sua natureza aberta tem uma proposta flexível a ser concretizada nas regiões e locais e regionais sobre programas de transformação da realidade educacional em todas as culturas de diferentes regiões do pais.Afim de garantir que as diversidades culturais, regionais, étnicas ,religiosas  e politicas sejam respeitadas e possam atuar no processo de construção da cidadania e igualdade entre os cidadãos.

Na sequência o tema 03, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2000, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Desta forma, busca cumprir o estabelecido na Constituição Federal nos seus Art. 5º, I, Art. 210, Art. 206, I, 1° do Art. 242, Art. 215 e Art. 216, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira.

Por ultimo o tema 04, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. O documento foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural.Com uma postura mais ética ,ter a capacidade de ouvir ,observar e aprender.

  1. Através de desenhos, aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

Desenho representando uma menina negra sozinha com uma boneca: Devemos trabalhar a diferença racial e o multiculturalismo, desenvolvendo o trabalho contra o racismo e ensinando que somos iguais independente da cor, raça ou credo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com