Pedagogia
Por: Monizelara • 30/9/2015 • Artigo • 276 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Brasília
REsumo das apresentações que abordaram o capítulo primeiro – As Transformações Técnico-Científicas, Econômicas e Políticas - do livro Educação Escolar – Políticas, Estrutura e Organização.
Brasília,
2015
Os valores decorrentes do neoliberalismo na educação é a racionalidade empresarial, e é a partir daí que surgem a competitividade, a produtividade e o lucro para as grandes empresas dominadoras do mercado, gerando baixos salários, consumidores, seres não pensantes, entre outras consequências.
A educação passa a ser privatizada e de qualidade apenas para quem tem condições para consumi-la, causando uma seletiva e elitização do conhecimento e a grande maioria sofre com o analfabetismo, desemprego, violência e salários baixos.
Uma educação de qualidade é aquela que promove a cidadania, superando as desigualdades sociais, e não a que estamos vivendo atualmente com salas de aulas superlotadas, péssimas condições de trabalho, falta de professores e funcionários, e a aprovação continuada.
Com relação aos grupos que se apresentaram , concluímos que o capitalismo tornou-se o uso da força física e tem grande poder sobre a educação. De um modo que a Ideologia Neoliberal e Educação não são um par possível para a emancipação social. Pois se baseia em uma formação de Seres “EMPREGAVÉIS” balizando os princípios e valores educacionais, subordinando a educação aos interesses de mercado.
A formação Crítica é progressivamente substituída por uma formação Tecnicista tendo como ensino a política produtiva em que as aulas são e eram conteudistas. Ou seja, você aprende somente o necessário para entrar ao mercado de trabalho.
...