Pedagogia
Por: Jackson Dória • 17/10/2015 • Relatório de pesquisa • 2.640 Palavras (11 Páginas) • 335 Visualizações
FACITE - Faculdade de Ciências Tecnologias e Educação.
Relatório de Estágio
Jucenilda Almeida de Queiroz
Sonia Regina Matos de Queiroz
São Domingos - BA
2015
Jucenilda Almeida de Queiroz
Sonia Regina Matos de Queiroz
Relatório de Estágio apresentado a Faculdade de Ciências e Tecnologia-FACITE, Polo São Domingos-BA, como requisito avaliativo do componente curricular do curso de Pedagogia, orientado pela professora- Luciete dos Santos Oliveira
São Domingos - BA
2015
Sumário
Apresentação----------------------------------------------------------------------------------- 03
Introdução----------------------------------------------------------------------------------------04
Identificação da Instituição-------------------------------------------------------------------08
Desenvolvimento--------------------------------------------------------------------------------10
Considerações finais---------------------------------------------------------------------------11
Referências---------------------------------------------------------------------------------------13
Anexos---------------------------------------------------------------------------------------------14
Apresentação
Este relatório tem como objetivo descrever o Estágio Supervisionado II acadêmico do curso de Pedagogia realizado no Ensino Fundamental I. O objetivo do Estágio é verificar a integração entre a teoria e a prática, complementando a formação profissional dentro do processo de ensino-aprendizagem, preparando-o para o mercado de trabalho. Foram descritas as atividades desempenhadas durante este período de Estágio para o desenvolvimento da prática de leitura e produção de textos, projeto final do Estágio.
Este trabalho tem como princípio relatar com detalhe situações vivenciadas durante o período de Estágio na Escola Elpídio Rodrigues, a partir da proposta pedagógicas do Programa PNAIC.
O Estágio Supervisionado II teve como objetivo socializar os conhecimentos de ambas as partes, entre alunos e estagiárias através de pesquisas e interações. Para que o Estágio se concretize na íntegra, houve o período de observação do professor regente, da unidade escolar e dos alunos.
Com essa observação percebe-se que os alunos da escola têm interesse em aprender e o professor tem grande conhecimento, porém os dois tem que andar junto pois o professor precisa de aulas mais interativas com os alunos, fazendo com que os alunos também participem das aulas e desenvolva seus próprios textos. Em virtude da problemática, foram desenvolvidas atividades como leitura e produção de textos diferentes para despertar o interesse dos alunos para a leitura.
Introdução
O Estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando podem vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
A formação do leitor inicia-se no âmbito escolar e se processa em longo prazo, tendo como mediador o professor, em que encontramos a possibilidade de diversificarmos o conhecimento. Esse leitor deve ser compreendido como sendo aquele que estabelece uma relação aprofundada com a linguagem e as significações. A prática de leitura se faz presente na vida do ser humano desde o momento em que ele começa a compreender o mundo à sua volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que os cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a fixação com a realidade, entrando em contato com livros, enfim, em todos estes casos está de certa forma lendo, embora, muitas vezes, não se dão conta.
É importante, nessa perspectiva, compreender que o desenvolvimento da linguagem oral e escrita permeia todo o processo da construção do conhecimento da criança e a comunicação do seu pensamento para a descoberta do mundo. A criança constrói gradativamente a sua aprendizagem, sendo assim é preciso considerá-la como o sujeito do processo da construção do seu conhecimento, e especificamente, da construção da leitura e da escrita. Cabe aos educadores ou responsáveis pelo desenvolvimento das crianças, inseri-la na construção do seu conhecimento. E para que isso ocorra, se faz necessário uma prática educativa que aceite e valoriza as diferenças individuais, favorecendo a troca de ideias e proporcionando atividades diversificadas para cada necessidade. Essa prática é viável a partir do momento em que o professor busca fundamentos e metodologias que possibilitem a reflexão de sua prática, proporcionado o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de maneira dinâmica e integrada.
A prática de Estágio contribui para que o alunado em toda sua caminhada estudantil se desenvolva para possivelmente exercer seus direitos de cidadão, pois é a partir da aprendizagem em sala de aula que são formados crianças capazes de interpretar um texto, elaborar uma redação ou mesmo fazer uma simples leitura.
Identificação da Instituição
A Escola Elpídio Rodrigues foi fundada no ano de 1974 que funcionava em uma sala principal da fazenda Elpídio Rodrigues com o nome escola Florisvaldo Carneiro que foi paralisada no ano 1992 que passou a ser chamada Escola Municipal Elpídio Rodrigues. Recebeu este nome em homenagem ao primeiro morador desse povoado e incentivador da educação, doador do terreno para a construção da escola. A escola está situada na Praça da Matriz do Povoado de Sítio Novo, zona rural no município de São Domingos Estado da Bahia e presta serviços educacionais para a comunidade local e circunvizinhas. A mesma pertence a rede pública de ensino, é mantida pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação. No seu primeiro ano de funcionamento foram matriculados 28 alunos distribuído em uma turma única, tendo como primeira professora Lielza Carneiro de Oliveira. Em 1988 assumiu a direção da escola Elpídio Rodrigues, por um período de 10 anos ,o professor Manoel Rodrigues da Silva ampliando a escola construindo mais 03 salas área de lazer e reforma da cantina e implantou a 1ª turma de 5ª série com matrícula inicial de 25 alunos, ampliou os turnos ,aumentando assim, de 03 para 04 o número de turmas .Deixando a direção da escola em setembro de 1999,contava a escola este ano com classes do Ensino Infantil a 8ª série .A partir daí assumiu a direção por um período de 14 anos ,o professor Huguemberg de Queiroz Silva que fez muitas reformas na escola. No ano de 2006 o número de alunos regrediu bastante tornando impossível o funcionamento do turno vespertino de (5ª a 8ª serie) sendo os alunos transferidos para estudarem na sede do nosso município. O estabelecimento hoje funciona com 02 (duas) classes mutisseriadas de Ensino Infantil ao 5º ano.
...