Pedagogia Clinica
Por: Eduardo Cavassana • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 519 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
FACULDADE DE CONCHAS
Caroline Micheli Bertolai Cavassana
Testes Projetivos na Psicopedagogia Clínica
Trabalho Mensal apresentado à FACON no curso Psicopedagogia Institucional e Clínica para disciplina Psicopedagogia Clínica, sob orientação do Professor (a) Sandra Cattel Blanco
Tatuí
Turma B
2015
SUMÁRIO[pic 3][pic 4]
Introdução 1
1- Testes Projetivos
1.1-Definição dos testes projetivos 2
1.2- Tipos de Testes Projetivos 2-3
2- Objetivos e Aplicação de cada teste
2.1- Teste da Família 4
2.2- Teste da Família Cinética 4
2.3- Teste do Par Educativo 4
2.4- Teste Aperceptivo Infantil 5
2.5- Teste da Hora do Jogo 5
Considerações Finais 6
Referências 7
[pic 5]
INTRODUÇÃO[pic 6]
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma síntese sobre os testes projetivos na área da psicopedagogia, como são utilizados, os objetivos e a aplicação de cada um deles.
1- TESTES PROJETIVOS
1.1- Definição dos testes projetivos
Vem a ser um tipo de teste psicológico que consiste na chamada hipótese projetiva. De acordo com este teste o indivíduo ao procurar organizar uma informação clara acaba projetando aspectos de sua personalidade.
São ferramentas utilizadas com o intuito de proporcionar um meio solidificado para que as crianças projetem conteúdos que estão evidentes em seu inconsciente. Distingui a modalidade de aprendizagem do paciente, e é isso que delonga os testes projetivos utilizados pelos profissionais da área da psicopedagogia dos utilizado por psicólogo e psiquiatra, pois, esses pretendem investigar a personalidade do paciente.
A aplicação dos testes projetivos não dá conta de reconhecer a modalidade de aprendizagem ou os problemas que dificultam que essa aconteça, mas auxilia na investigação de hipóteses que unidas aos outros conjuntos formados ao longo do processo, poderão explanar as dificuldades apresentadas pelo paciente.
De acordo com os defensores do uso de testes projetivos, permitem ao intérprete ter acesso aos conteúdos não acessíveis à consciência do indivíduo analisado.
Nos testes projetivos estarão sendo analisado não o produto final, mas também o processo, a maneira como aconteceu a produção. ( ANDRADE, 1998, p.77)
1.2- Tipos de testes projetivos
São vários tipos de testes projetivos utilizados para a identificação da dificuldade de aprendizagem, pois, são diversos fatores que podem interferir esse processo, podendo ser de termo emocional, sócio-cultural, financeiro, metodológico, cognitivo, psicomotor ou neurológico.
Esses testes permitirão determinar a aptidão do pensamento para construir, no relato ou no desenho, uma associação suficientemente coerente e harmoniosa, sendo possível também avaliar a alteração que se produz no próprio pensamento quando o emocional está em demasia.
2 - OBJETIVOS E APLICAÇÃO DE CADA TESTE
2.1- Teste da Família – certificar de como o paciente se “vê” diante dos demais membros da família, ou seja, qual lugar ele ocupa em sua percepção, verificando também a relação com o grupo familiar. Esse teste permite descobrir o que o paciente pensa sobre a família e como se dá o relacionamento como um todo e também em suas diferentes partes.
- Aplicação do teste: é solicitado que o paciente desenhe uma família, assim, liberamos o mesmo tanto no nível inconsciente quanto crítico para falar de sua família, que pode ser representada como o paciente a idealiza ou como é na realidade. Em seguida solicita-se que coloque o nome em cada indivíduo representado no desenho e que conte uma história sobre essa família.
2.2- Teste da Família Cinética- verifica como se dá o estabelecimento de vínculos dentro dessa família, ou seja, como é a interação entre os membros. Psicanaliticamente o que vai se repetir durante todas as relações do paciente é o tipo de vínculo que o mesmo estabelece com os pais.
- Aplicação do Teste: solicita que o paciente desenhe uma família fazendo algo e logo após pede-se que ele conte o que está acontecendo no desenho.
2.3- Teste do Par Educativo- tem como objetivo reconhecer como acontece a conexão ensinante x aprendente x objeto de conhecimento, ou seja, obter informação a respeito do vínculo estabelecido em relação a aprendizagem, como ele percebe aquele que ensina e o que aprende. Com os resultados será possível a elaboração de hipóteses a respeito da visão do paciente de si e de todos os que o cercam no âmbito da aprendizagem.
- Aplicação do Teste: Esse teste baseia- se em instruir o paciente para que desenhe duas pessoas: “uma ensinando e a outra aprendendo”, após pedimos que o paciente escreva uma história relacionada ao desenho.
2.4- Teste Aperceptivo Infantil- (teste específico para psicólogos) – constitui em identificar a modalidade de aprendizagem, onde a expressão oral será o objeto de mensura, constituído por quadros ilustrados com figuras de animais em situações cotidianas, pois as crianças se identificam mais com animais do que com pessoas.
...