Pedagogia Como Colocar a Gestão Compartilhada em Prática?
Por: Dayane Barrozo • 31/5/2021 • Abstract • 531 Palavras (3 Páginas) • 97 Visualizações
Gestão Compartilhada – Tatiana:
- Como colocar a gestão compartilhada em prática?
Fala: É muito fácil teorizar esse tipo de gestão, mas será que é tão fácil colocá-la em prática?
Por vezes, a gente que está inserido na escola vimos que determinadas coisas são feitas somente para cumprir a parte burocrática, não conseguindo atrelar a teoria com a prática, ou seja, eu posso dizer que a minha escola possui um modelo de gestão compartilhada, mas será que na prática ela realmente é? E se de fato for, o que eu faço pra isso acontecer? foi falado anteriormente na apresentação do nosso trabalho sobre algumas formas de funcionamento, mas venho ressaltar principalmente um fator necessário para se implementar qualquer tipo de gestão, que é a empatia com o outro.
Você como participante ativo e principalmente se for o gestor, tem que buscar meios de fazer com que as pessoas se sintam aceitas, independente de sua formação ou função dentro da escola, para que todos se sintam à vontade para participar dando opiniões e suas expressando ideias
E é exatamente por isso que resolvi ressaltar esses tópicos que coloquei no slide, estudei a respeito disso em outra disciplina e na hora do estudo sobre o trabalho achei que seria super pertinente para evidenciar atitudes que nós devemos ter independente de função dentro da escola:
o aprender a conhecer (ter interesse e abertura para o pensamento do outro; porque a partir do momento que vc conhece, se abre para pensar o novo, reconstruir e reinventar o que já existe abrindo possibilidades de fazer algo melhor e que atenda a todos)
aprender a fazer (que após você ouvir o outro e reconhecer possíveis fragilidades, decide executar algo na busca do acerto e satisfação das pessoas que estão com vc
aprender a conviver (que é você conhecer o diferente e saber aceita-lo, que é nesse ponto que se faz presente o respeito ao próximo)
aprender a ser, (e com certeza esse é o mais importante, é um somatório de todos os tópicos anteriores, sabe porquê? Existe uma grande diferença entre o é e saber ser.
Quando eu falo: ah fulano é gestor daquela escola (tá muito mais ligado a questão da rotulação de um cargo, quantitativo) agora quando eu falo fulano sabe ser gestor é porque aquela pessoa fez diferença (eu to falando de qualidade), não foi só mais um, me entendem. E faz diferença porquê? ela não tá so preocupada em cumprir as exigências burocráticas, ela tem a preocupação em saber como está cada um, respeita ao outro, se desdobra pra tentar fazer o melhor para cada pessoa que tá ali com ela
E não querendo puxar o saco, mas quem acompanha a professora Tatiana nas redes sociais ou quando tinha aula presencial e ouvia os relatos dela citando a escola dela como exemplo, dá pra ver que existe empatia, uma preocupação, consideração. E isso toca as outras pessoas, não foi a toa que ela recebeu diversas homenagens, até eu que não era da escola fiquei emocionada quando vi rs. E pelo reconhecimento de todo esforço e trabalho duro ela está onde está hoje.
- Desafios e conquistas da gestão escolar
Planejamento e proposição de planos e projetos.
...