Pedagogia Conhecendo Nossas Raízes
Por: Viih Batista • 5/10/2018 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
18/09/2017
No primeiro dia começamos com a oração ,logo após, estudamos os conteúdos propostos, com as crianças, que foram bastante participativas. Houve aprendizado, visto que compreenderam a proposta de estudo. A princípio as crianças ficaram um pouco retraídas, pois, ainda não tinham total conhecimento. Através da interação, as crianças vão se envolvendo um pouco mais. Desta maneira, muito produtivo para ambas as partes. Os numerais é um ótimo conteúdo de estudo, pois, o objeto de estudo é o nosso cotidiano. As crianças têm curiosidades sobre os numeros, visto que estão em processo de identificação. Querem desenhar, pintar, representar, contar. É emocionante vê-las interagindo, descobrindo, aprendendo. A proposta da primeira aula foi de apresentar os numeros de 0 a 6, com auxilio de uma musica conhecida por eles. Nas próximas aulas iríamos estudar cada numero individualmente.
19/09/2017
Na segunda aula já existia certa cumplicidade, estávamos professor (a) estagiário e alunos, mais a vontade. Chamando as crianças pelos seus nomes, a aula flui com mais naturalidade. Foi providenciado um crachá para cada criança, com seus nomes, isso facilitou a interação com os pequenos.
Nesta aula, falamos dos numeros como um todo, onde foi xerocado conjuntos de desenhos de peixinhos em quantidades diversas, em seguida colamos todos os desenhos na lousa para que pudessemos fazer a contagem, e de acordo com a quantidade ligar o desenho ao seu respectivo numero que foi desenhado ao lado dos desenhos colados. Animadamente as crianças participavam mostrando seus conhecimentos com os numeros. Alguns, associavam os conjuntos com a quantidade de pessoas na casa que moram. É muito gratificante participar do processo de evolução das crianças, ao mesmo tempo que ensinamos, aprendemos com elas. A cada experiência, percebemos que escolhemos uma excelente profissão.
20/09/2017
Na terceira aula confeccionamos um cartaz com recortes de numeros e letras misturadas, para que logo em seguida fossemos pintando somente os numeros ali existentes.
Os pequenos participaram com muito entusiasmo, como fora nas aulas anteriores. Avaliamos conforme a participação, interação, curiosidade, de cada um. E nesse ponto, todos são muito curiosos. Percebe-se o entusiasmo quando, ao encontrarem seus pais, dizem: – Papai, mamãe, agora temos duas professoras.
Vivenciada uma experiência muito prazerosa. Enriquecendo nosso aprendizado prático, junto às crianças.
21/09/2017
O plano de aula de número quatro foi muito empolgante. Pois, planejamos que seria uma aula prática. Testamos as teorias estudadas nos dias anteriores, percebendo na prática, as quantidades, onde levei uma caixa, que logo despertou curiosidades, com alguns brinquedos iguais, em variados numeros em cada conjunto, incentivando-os a encontrar os brinquedos iguais e a quantidade deles.
Percebe-se que através de momentos lúdicos, há muito mais interação, aprendizado, entre as crianças. Em alguns casos fizeram a contagem somente observando.
22/09/2017
É de fundamental importância, que as crianças compreendam a matemática. Afinal, ela esta por toda a parte em nossa vida. E este foi o tema da quinta aula, para as crianças pré-escolares, do Damásio Rodrigues de Andrade.
Falamos sobre a necessidade de contar e numerar. Ou seja, saber quantos anos ela tem, quantos colegas há na sala, quantas letras tem seu proprio nome.
Todas as crianças participaram, com muito entusiasmo, da aula. Pudi sentir que os ensinamentos, surtiu o efeito esperado. Por se tratar da penúltima aula, já estávamos sentindo saudades daqueles momentos, juntos.
...