Pedagogia carceraria
Por: Maria araujo • 23/10/2016 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 796 Visualizações
RESUMO
O presente artigo ira aborda o estudo sobre a história da pedagogia, focalizando o estudo e a análise na área de atuação do pedagogo em ambientes não escolares, e um dos ambientes não escolares que estudaremos aqui é a pedagogia carcerária. E abordagem desses assuntos será através de entrevistas pesquisas com profissionais que trabalham nessa área, identificam assim algumas dificuldades e alguns desafios que essa prática proporciona a esses profissionais que trabalham em espaços distintos e o uso efetivo do conhecimento para atuar.
INTRODUÇÃO
Na busca pelo constante conhecimento sobre a ciência da pedagogia, e com o intuito de responder milhões de dúvidas que surgem na cabeça de iniciantes da graduação em pedagogia, como o curso surgiu? Em que lugares podemos trabalhar? Que se formam pedagogia é apenas para ser professor?
Foi por todas essas perguntas que este presente estudo foi elaborado para responder a essas perguntas, respondendo estas através dos assuntos como história da pedagogia, atuações do pedagogo, entrevistas com pedagogos.
Ao longo deste artigo você vai entende como surgiu a pedagogia,
ATUÇÃO DO PEDAGOGO HOJE:
A pedagogia ao logo dos anos passou por diversas mudanças, inclusive na área em que o pedagogo ira atuar. Normalmente o pedagogo é conhecido como o profissional que está presente somente em escolas atuando como educador.
Mas ser um pedagogo vai muito além disso, ser pedagogo é ser um profissional que atuará em campos que exijam os conhecimentos pedagógicos, sejam eles espaços escolares ou não, visando o apoio e execução desses conhecimentos em diferentes atividades.
“(...)o pedagogo é todo profissional que lida com a formação de sujeitos, seja em instituições de ensino, seja em outro lugar.” (LIBÂNEO, 2006, p.215)
Não podemos reduzir o trabalho do pedagogo apenas à docência, devemos ampliar nossa visão sobre a função deste, podendo este atuar em dois campos de atuação que é o pedagogo em espaços escolares e não escolares.
Anteriormente a pedagogia só existe em espaços escolares, onde estava voltado apenas para a docência, para educação formal, mas isso mudou pois veio a existir a busca pelo conhecimento não só na escola mais nas empresas, nos hospitais, nas igrejas em todos os lugares, e para esse conhecimento está nesse lugares tinha que haver um profissional para trabalhar nessas áreas, e nada melhor o que um pedagogo, profissional este habilitado para área da docência, para transferimento do saber, com isso veio a existir a pedagogia em espaços escolares.
Entres as áreas de atuação do pedagogo não escolares temos Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Empresarial, Pedagogia Social, Pedagogia Carcerária.
Entre todas essas áreas citadas acima iremos tomar como foco a pedagogia carcerária que é uma área não tão bem vista pelos pedagogos como área de atuação a seguir.
A pedagogia carcerária trabalha
...