Pedagogia da Alternância
Por: monicamoura • 20/8/2015 • Trabalho acadêmico • 495 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Universidade Federal de Lavras
Curso: Pedagogia
Disciplina: Pedagogia em ambientes não escolares
Professor formador: Leandro Veloso Silva
Professora tutora: Dalva Pereira Costa
Pedagogia da Alternância
Monica Cristina de Moura Pereira
A Pedagogia da Alternância surgiu na França em 1935 visando atender as carências reais, a solução dos problemas vivenciados no campo quanto à educação e ao trabalho.
Em 1981, chegou ao Brasil, sobre a influência das pastorais sociais da igreja católica que se uniram aos movimentos sociais na criação de sindicatos e ao processo de luta pela terra com a organização dos acampamentos e assentamentos.
Para Ribeiro (2008),
A Pedagogia da Alternância é uma alternativa metodológica de formação profissional agrícola de nível técnico para jovens, inicialmente do sexo masculino, filhos de camponeses que perderam o interesse pelo ensino regular porque este se distanciava totalmente da vida e do trabalho camponês. (RIBEIRO, 2008, p.31).
Nela o educando alterna, trabalho e estudo, teoria e prática, onde o espaço escolar e não escolar tem importância equivalente.
Na Pedagogia da Alternância o aluno observa o que acontece no campo (na propriedade), leva suas observações e questionamentos para o ambiente escolar para estudo e aprofundamento científico para, de volta a propriedade, colocar em prática o que aprendeu.
Essa dinâmica integra o espaço comunidade ao espaço escola onde o educando passa um período em regime de internato na escola sob a orientação de monitores que em geral são técnicos em práticas agrícolas e outro período na propriedade sob a orientação da família.
A ausência de políticas educacionais específicas para a educação rural, a necessidade da formação voltada aos interesses das famílias do campo, a falta de interesse dos educandos para a educação formal baseada na realidade urbana, o aprimoramento da economia agrícola de subsistência, a falta de conhecimento de técnicas de manejo com agrotóxicos, com o solo, com as culturas e ambientais, todos esses fatores contribuíram para o surgimento da Pedagogia da Alternância em nosso país.
De acordo com Ribeiro (2008), na Pedagogia da Alternância(...), há uma valorização dos saberes construídos nas práticas sociais, principalmente a experiência do trabalho. Além disso, através de seu método que, segundo Alda Luzia Pessotti (1978), apud Ribeiro (2008), busca a conciliação entre a escola e a vida não permitindo ao jovem desligar-se de sua família e, por conseguinte, do meio rural. Também prepara o educando para intervir nos movimentos sociais do campo, nos sindicatos, nas cooperativas e no meio social rural transformando a realidade do campo.
Este trabalho proporciona a cada jovem exercer a condição de protagonista do seu aprendizado promovendo melhoria na qualidade de vida através da possibilidade um projeto profissional e social.
REFERÊNCIAS
MOURÃO, Maria das Graças Mota e MACIEL, Renata Cordeiro. Gestão dos Processos Formativos em Espaços não Escolares. Ed. Unimontes, Montes Claros, 2012.
RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Revista Educação e Pesquisa, v.34, n.1, São Paulo, jan./abr. 2008.
...