Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a Prática Educativa
Resenha: Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a Prática Educativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosegu • 26/10/2014 • Resenha • 462 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
Resumo: Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a Prática Educativa.
Autor: Paulo Freire.
Editora: Paz e Terra.
O livro da Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, foi divido em cinco partes, sendo que essas partes consistem em três capítulos ( cada capítulo possui nove subtemas), um prefácio e um espaço onde o próprio autor faz uma apresentação, espécie de introdução. A obra é dedicada à mulher do escritor, amigos, intelectuais, colegas de trabalho, educadores e educando.
O autor traz como saber primordial, para seus leitores, a questão do comprometimento que o professor precisa ter e a compreensão de que a educação é uma forma de intervir no mundo. O comprometimento deve acontecer tanto paro os alunos, quanto a prática pedagógica; Paulo Freire afirma que o professor deve esclarecer sua forma de pensar, respeitando e possibilitando que os alunos façam uma avaliação da sua prática enquanto profissional da educação. Já sobre a função de intervenção que a educação possui, Freire afirma que o docente se posicionasse contra ou a favor da ideologia, a fim de evitar o pensamento mecanicista da história.
A obra Pedagógia da Autonomia apresenta ao leitor saberes importantes para a prática docente.
Com a leitura dessa obra, aprendi que para exercer a docência não devo me afastar dos alunos; e quanto mais me aproximo deles, maiores são as chances de desenvolverem seus conhecimentos.
Outra aprendizado foi a importância do ouvir. se permitir escutar, permite que o professor aprenda com seus alunos e assuma um papel de amigo e conselheiro, possibilitando aos estudantes um espaço para que eles emitam suas opiniões, construindo seu próprio aprendizado.
Resenha Filme: Ladrão de Luz
O filme o ladrão de luz conta a história do "Senhor de Luz". O eletricista é responsável por trazer não só energia elétrica à vida das pessoas, mas também amor e lealdade. Como mariposas, todos são atraídos por sua bondade: aqueles com curtos-circuitos na luz, e aqueles com curtos-circuitos em seus casamentos, os que consomem toda a energia na cidade e os que perderam a vontade de viver. Ele ajuda a todos, em todos os lugares, e tem apenas dois sonhos: ter um filho um dia e poder proporcionar às pessoas uma fonte de luz mais barata através da energia eólica.
Resenha Filme: A Vida Continua
Baseado na obra de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz. O filme Espírita do ano, " E a Vida Continua..." conta a história de Evelina (interpretada por Amanda Acosta), uma bela jovem que é socorrida na estrada pelo gentil Ernesto (papel de Luiz Baccelli), após problemas com seu carro. Evelina logo fica sabendo que tanto ele como ela estão indo exatamente para o mesmo hotel. Coincidência? Talvez, mas Ernesto não acredita em coincidências. Imediatamente Evelina e Ernesto desenvolvem uma amizade tão sólida que persistirá quando ambos passam para o outro lado da vida.
...