Pedagogia e filosofia da educação
Artigo: Pedagogia e filosofia da educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wfbil • 15/5/2014 • Artigo • 624 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A Pedagogia estuda diversos temas relacionados a EDUCAÇÃO, tanto teóricas como praticas. O objetivo principal e a melhoria no processo de aprendizagem.
A Educação precisa da pedagogia e uma depende da outra. Pois ela está entre nós, na escola na igreja, não temos como fugir dela ela está na nossa volta e vida.
De tudo que se discutem hoje e sobre Educação, algumas questões são importantes e outras não.
O ensino escolar não e a única pratica e o professor profissional não e o seu único praticante.
Nos nossos tempos, o termo pedagogia ganhava outras conotações. A EDUCAÇÃO é definida como o fato social pelo qual uma sociedade transmite o seu patrimônio, cultural e experiências dos mais velhos.
A Educação torna-se banco de provas de filosofia e a filosofia é uma filosofia da Educação.
Pedagogia e filosofia da Educação tornam se sinônimas.
2 DESENVOLVIMENTO
O pedagogo é um especialista em educação. Compreende e intervém nos processos de ensino e de aprendizagem que acontecem na sociedade. E existe diferença entre o pedagogo e o professor? Acredito que existem sim, e muitas, mas ambos têm o mesmo objetivo: a educação. Existe a necessidade extrema de que o pedagogo/educador, deve se realizar em curso próprio e absorver toda a complexidade de seu objeto de estudo. Porque a educação não está apenas dentro da sala de aula.
Vemos bem essa ligação observando a presença cada vez maior da violência dentro e fora da escola. Os professores oprimidos e a sua impotência diante dos problemas da sociedade. Sendo assim urgentemente necessário convocar pedagogos para atuar dentro e fora da esfera escolar. Precisam, os pedagogos, enfrentar esta tarefa social. Assim o pedagogo, educador por excelência, precisará atuar na escola e nas diversas instâncias educativas da sociedade (com comprometimento social!).
Ser professor é se doar, se permitir a todo o momento viver intensamente cada situação, procurar entender estes momentos, pensar em como interagir com ele, ver cada pequeno segundo como algo grandioso. Afinal, para uma criança, por exemplo, um segundo é o tempo necessário de você se tornar o seu herói ou seu vilão.
Conclui, então, que ser pedagogo é um trabalho e mais que isso, uma profissão. Pois permite o vínculo, que une capacidades e necessidades e exige formação acadêmica.
Então, mais uma etapa se inicia. A cada ano crescerei mais, aprenderei muito mais e vou ao encontro do que me espera. Seja como for, com certeza Deus guardou algo especial para cada um de nós
3 CONCLUSÃO
Ser pedagogo não é apenas ser professora, mestre, tia, coordenadora, supervisora, orientadora, dona de escola.
É mais do que isso!
É ser Responsável!
Ser pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
É ser valente, pois sabemos das dificuldades
...