Pedagogica Hospitalar
Por: dayo5 • 1/6/2016 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
Pedagogia 3° Termo
Professora: Inaiana Bartol Rodrigues
Trabalho Pedagógico em Espaços Não Escolares
“Pedagogia não Formal: Humanização em Saúde”
Hospital Universitário.
Elaine Prado Gianini
Mayra Souza Rodrigues
R.A: 1757165 - 5
Marília
Maio / 2016
Palestra abordou o pedagogo que está dimensionado a interagir sempre em contextos dimensionais. Historicamente era formado no processo de ensino-aprendizagem, atualmente existe um vasto campo de possibilidades onde pedagogo pode exercer as atividades não apesar em contextos escolares, mas também em espaços não escolares.
Tivemos como exemplo a Brinquedoteca, que é um ambiente não formal, onde foi idealizado um projeto para trabalhar a ansiedade das crianças. As crianças que iriam participar do projeto estavam à espera de atendimento médico. Trabalhavam o lúdico, jogos, músicas, contava histórias, esse projeto contribui para o melhor atendimento antes da consulta medica, pois as crianças estavam mais tranquilas.
O pedagogo pode também atuar na equipe multiprofissional dentro do hospital – são vários profissionais que discutem os casos dos pacientes que estão internados. A atuação do pedagogo é articular e acompanhar a periodicidade das reuniões tornando real a discussão pontual de cada paciente, para que sejam assistidos de forma humanizada e fazer a intervenção dos casos na equipe para as discussões.
[pic 2]Portanto, nenhuma profissional esta limitada só em uma função, precisa ter um olhar amplo da realidade em sua volta para poder ajudar e de forma humanizada compreender a necessidade seja da criança, seja do adulto em área hospitalar e ate mesmo na escola.
...