Pesquisa e Análise de Prática Pedagógica na Escola Inclusiva
Por: alcina54 • 24/3/2020 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
trabalho De Educação Especial.3168123706
Pesquisa e Análise de Prática Pedagógica na Escola Inclusiva
E importante ressalta que antes de se iniciar um trabalho de educação especial no ensino regular e necessário que se faça um preparo dos demais alunos, no sentido de conscientização da importância da convivência na diversidade e no respeito as diferenças, estamos consciente de que os desafios colocado aos professores é grande e que parte significava continua "não preparada" .Para desenvolver estrategias de ensino diversificado , mais , o aluno com necessidades especiais esta na escola, então cabe a cada um ,encarar esse desafio de forma a contribuir para que o espaço escolar ,aconteçam avanços e transformações, ainda que pequenas , mais que possam propiciar o início de uma inclusão escolar possível, a interação do professor e aluno com a turma com necessidades educacionais especiais irão aprender e se desenvolver sabemos que o professor é um mediador para os alunos para se obter sucesso independente de ter deficiência ou não. A inclusão tem que acontecer na sala de aula com muita qualidade e eficácia, ela terá que obter resultados positivos não só hoje para que os alunos consigam sua autonomia social e econômica.
Pesquisa de campo
Perguntas feita a professora da educação especial do colegio Aldebarã, Teresinha de souza.
Como está organizado o AEE (Atendimento Educacional Especializado)?...
O município investe em ônibus especias, professores, ajudantes nas salas regulares, rampas, banheiros adaptaveis, etc.
Quais são os projetos e ações na formação de professores de ensino regular em educação inclusiva?
Os projetos consinstem na capacitação uma vez por mês, para os professores das salas de recurso, reuniões mensais com os professores onde os mesmos trocam experiência. Critérios: O aluno é matriculado na série e frequenta a sala regular, sendo que duas vezes por semana ele é atendido na sala de recursos pela professora especializada. Os alunos surdos tém ajuda de intérpretes e todo um material destinado a esses alunos especiais, os que tém deficiência visual tém professores capacitados com ajuda de outros professores com mais experiência e tem tambem materiais adaptado, como bengala para cego, livros em braile, etc.
Conclusão:
A educação inclusiva é um desafio para muitos, os professores estão cada vez mais empenhados e interessados a ajudar e ensinar todos estes alunos, pois eles precisam de mais atenção e cuidado, pois possuem necessidades especiais e estão em busca de formas diferentes de ensino, os mesmos precisam está sempre em interação com seus amigos de sala de aula.
Por isso é fundamental a preparação dos professores e importante que seja feito com a ajuda de todo o corpo docente. A escola é um direito de todos!!!
Referencias: Vagula, Edilaine V126e Educação inclusiva e língua brasileira de sinais/ Edilaine Vagula, Sandra Cristina Malzionoti Vedoato- Londrina:UNOPAR, 2014. 208p.Battini, OKçana sociedade, educação e cultura/OKçama Battini,Giane Albizetti, Fabio.
ALUNA: Alcina Francisca Soares De Souza
TURMA:9001 EAD
PROF: CEL/0249/ 3368140 Debora Raquel
...