Pesquisa e prática profissional – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: luabia80 • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 3.018 Palavras (13 Páginas) • 308 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
BIANCA
ROBERTA ISIDORIO MATIAS DA SILVA – RU: 750076
WANESSA BACELAR DA SILVA BARBOSA - 829916
pesquisa e prática profissional – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
BIANCA
ROBERTA ISIDORIO MATIAS DA SILVA – RU: 750076
WANESSA BACELAR DA SILVA BARBOSA – RU: 829916
pesquisa e prática profissional – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Educação Infantil apresentado à UTA – infância e Ludicidade, no curso de Pedagogia á Distância do Centro Universitario Internacional UNINTER.
Professora: Regiane Bergamo
Tutor Local: Rodrigo.
Centro Associado: Mogi das Cruzes SP
MOGI DAS CRUZES
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................05
2.1.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..............................................05
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA..............................................06
2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO...........................................................................................................07
3. PLANO DE ESTÁGIO....................................................................................09
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .............................................................13
1. INTRODUÇÃO
O estágio de Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil Convencionado Vila Jundiaí em uma turma de crianças que tem três anos de idade (Infantil II). O relatório está relacionado às ações que envolvem a Docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças desta faixa etária.
É importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e é importante também refletir sobre a prática pedagógica observada podendo assim gerar problematizações constituindo-se em instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino. A realização do estágio representa uma investigação da realidade.
No relatório de estágio será abordado a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: rotina; A prática educativa: aulas. A prática educativa: materiais, espaços, tempo e adaptação, e também um plano de estágio, e por fim as considerações finais.
2. DESENVOLVIMENTO
A educação especial e seu processo de inclusão
2.1 Identificação da escola estagiada
O presente estágio foi realizado em uma creche subvencionada de Mogi das Cruzes, situada à Rua Augusto Rodrigues de Carvalho dos Anjos, n°224, no bairro de Vila Jundiaí, que oferta atendimento na educação infantil no período integral de segunda a sexta- feira com início das 7h00min às 17h00. A instituição atende um total de 112 alunos.
O mesmo foi realizado no período do dia 08 ao dia 15 de Julho no período da manhã sendo 6h de observação para a turma do infantil IIB, analisando a prática pedagógica bem como a relação com os alunos.
2.2 Concepções pedagógicas da instituição
Ao analisar o Projeto Político Pedagógico da escola, e em entrevista com a Coordenadora Pedagógica da escola, soube que a escola foi inaugurada em1992, seu Projeto Político Pedagógico foi preparado no ano 2007 e aprovado em2008, tem como principais objetivos: promover a integração entre família e comunidade, proporcionar a criança além do cuidado, proteção, e segurança, também a oportunidade de uma educação saudável, promover a interação social da criança, possibilitando a ela, ampliar seus conhecimentos, visando seu pleno desenvolvimento, físico, cognitivo e sócio-emocional, levando-a ao conhecimento de si mesma, do outro e do mundo que a cerca, e também a compreensão de valores como: amizade, compromisso, integridade, ética e cidadania.
A escola tem como visão que a educação deve ser para solidariedade e criticidade; deve organizar-se compreendendo a criança como um todo, ajudando-a ampliar sua capacidade de criar recriar e mudar seu mundo, preparando-a desde muito cedo para o exercício pleno da cidadania e cabe ao homem como ser participante ativo da sociedade, reconhecer a si e ao outro com seus direitos e seus deveres, respeitando o papel de cada um nas convenções sociais.
O professor deve ser humano, sensível, conhecedor e aprendiz, identificador das diferentes estruturas sociais, deve ser comprometido com o seu fazer diário, ser mediador do conhecimento, se preparar para exercer sua profissão através de muito estudo e aperfeiçoamento constante, deve estar sempre pronto para receber o aluno com suas especificidades, saber ouvi-lo em suas necessidades e com isso promover sua aprendizagem e desenvolvimento, no sentido de garantir lhes o direito a uma infância digna.
A escola deve ter um papel socializador, respeitando as diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, e étnicas. Levar a criança a estabelecer laços afetivos seguros e verdadeiros, desenvolver situações onde ela possa expressar seu senso crítico, e cooperativo, a respeitar e preservar o meio onde vive.
Quanto à professora da turma estagiada tem uma visão de que educação infantil é como um tempo de formação e que esse tempo vivido pelas crianças proporciona o seu desenvolvimento, físico psíquico cognitivo e social. As crianças, portanto, não estão se preparando para crescer, elas estão crescendo em todos os seus aspectos; como professora lhe cabe o papel de mediar e direcionar seus alunos, para que desenvolva suas capacidades de maneira plena e eficaz, pois um dos objetivos do professor é acompanhar o desenvolvimento da criança e estimulá-la a se envolver nas atividades propostas, interagir com ela, observar seu comportamento, instigá-la a pensar, a refletir sobre seus fazeres.
...