TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piquenique na Creche

Por:   •  4/12/2024  •  Projeto de pesquisa  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade anhanguera indaiatuba

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

licenciatura pedagogia

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

INDAIATUBA

2024

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL “PIQUENIQUE NA CRECHE”        4

2        JUSTIFICATIVA        6

3        PARTICIPANTES        7

4        OBJETIVOS        8

5        PROBLEMATIZAÇÃO        9

6        REFERENCIAL TEÓRICO        10

7        METODOLOGIA        11

8        CRONOGRAMA        12

9        RECURSOS        13

10        AVALIAÇÃO        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

                         

INTRODUÇÃO

Este projeto ocorreu na Educação Infantil, na Creche Profª Esmeralda Martini de Paula em Indaiatuba. Com intuito de promover uma qualidade melhor na alimentação das crianças desde o berçário, já que nem todos os pais se preocupam com uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida dos bebês, pois com a alta demanda das ofertas de produtos industrializados e facilidade no consumo desses produtos que na sua maioria são ricos em açúcares e gorduras e sódio.

Esse consumo exagerado desse tipo de alimento desde os primeiros anos de vida dessas crianças irá formar um paladar inadequado e sem o incentivo a uma alimentação mais adequada pode trazer danos à saúde no decorrer de sua vida adulta.

Nele está o relato de como foi introduzir o aprendizado para o Berçário II, de uma Alimentação Saudável através de forma lúdica com a brincadeira de um Piquenique na Creche estimular o consumo de frutas variadas.

Além de estimular o consumo de alimentos saudáveis foi apresentado às crianças as características, cores e formas das frutas consumidas no dia do piquenique.

  1. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL “PIQUENIQUE NA CRECHE”

O tema escolhido para esse Projeto de Ensino foi “Alimentação Saudável” com um piquenique dentro da própria creche com a Turma do Berçário II - A na Creche Profª Esmeralda Martini de Paula.

         O desenvolvimento humano é resultado de uma diversidade de acontecimentos ao longo da vida, sendo influenciado pela família, pelos amigos, pelo ambiente em que a criança vive e pela cultura da sociedade em geral. Assim, mesmo sendo interpretado por diferentes autores com diferentes estágios, sabemos que as experiências vividas nos primeiros anos da vida podem ser marcantes na determinação de várias características pessoais. (Nista-Piccolo, 2012, p. 45 e 46).

        Observando esse contexto foi elaborado este projeto.

           Quando as famílias partilham informações com a equipe da creche/escola sobre o que as crianças gostam de fazer em casa e escutam o que a professora diz sobre o que seus filhos fazem na instituição, criam-se pontes para a construção de um currículo que amplia a responsabilidade pela educação das crianças pequenas (pais e creche/ pré-escola/comunidade). (Brasil, 2012, p. 23

          Foi feito um pedido para os pais dessas crianças enviasse frutas variadas para que fosse feito um piquenique com sua turma, a maioria dos pais colaboraram com nosso pedido, porém alguns não quiseram contribuir, mas deixaram as crianças participarem.

Segundo alguns autores da literatura pesquisada quanto maior é o grau de instrução da família, principalmente das mulheres, melhor é a qualidade da alimentação, principalmente das crianças que estão em fase de crescimento. O grau de instrução da família e sua condição socioeconômica têm efeitos consideráveis sobre o modo de vida e hábitos alimentares das crianças. O grau de educação da mãe é um dos melhores indicadores do tipo e qualidade da dieta da criança. Tojo (1995, p.11)

           Além de apresentar frutas que não são servidas no ambiente da creche, pois o cardápio que foi elaborado pela nutricionista, conta com frutas como: laranja, maçã, banana, melancia, abacaxi, mamão e melão e no dia do piquenique foi ofertada frutas como: manga, morango, uva verde e uva sem caroço, amora, pêra, além das que são servidas habitualmente.

Segundo Gomes ‘a família deve estar consciente que o tipo de alimentação oferecido à criança vai acompanhá-la pelo restante da vida. Por isso a alimentação deve ser o mais saudável possível, evitando substituir refeições, promovendo assim uma alimentação saudável com nutrientes adequados a cada fase do seu desenvolvimento.”

Por tanto, fazer uso do lúdico, no qual a criança aprenderá brincando. E também para as famílias tomarem conhecimento sobre essas e outras atividades desenvolvidas na escola de seus filhos, como a leitura de livros infantis que incentivam a uma alimentação saudável, e também o uso de vídeo educativo, e músicas que incentivam uma alimentação adequada para o pleno desenvolvimento dessas crianças.

 

  1. JUSTIFICATIVA

As crianças não tem um paladar desenvolvido, pois está em processo de desenvolvimento, mas é capaz de sentir vários sabores, por isso a importância de criar hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.

A partir dos seis meses de vida o bebê é capaz de aprimorar os sentidos de olfato e paladar com a introdução de novos alimentos, que contribuem para definir quais serão suas preferências alimentares nos próximos anos de vida e no decorrer da vida adulta.

         Para orientar este projeto foram seguidos os questionamentos, Varani & Silva (2010), neste contexto são avaliados os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos, tipo de participação das famílias e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos, acerca disso são incluídos uma aproximação da escola em razão da alimentação e, ou prática alimentar em nosso meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com