Planejamento O Surgimento dos Estados Nacionais Modernos e o Desenvolvimento
Por: alunanormalista • 15/10/2020 • Trabalho acadêmico • 296 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
1 - "O surgimento dos Estados nacionais modernos e o desenvolvimento das sociedades industrializadas produziam assim, as sociedades disciplinárias". Segundo a autora, que tipo de ordem se instaura?
Uma nova ordem de poder, que relaciona poder e vida, expressa numa biopolítica da população.
2- Como a economia capitalista dentro das escolas?
Dentro da escola, tratava-se de planejar intervenções que ajudassem a levar a bom termo a governamentalidade (Foucault 1979) das crianças, as quais pelo discurso pedagógico moderno, passavam a ser crianças -de- escola (Narodowsky 1994), em vez de apenas diferenciadas do indivíduos adultos.
3 - O que a autora está chamando de racionalidade e o que esta racionalidade tem a ver com o planejamento?
O que a autora está chamando de racionalidade é a organização racional. O planejamento configura-se como uma questão de métodos: sistemático, intencional e técnico.
4 - O que baliza as teorias críticas de currículo que Corazza destaca?
É a discussão sobre saberes selecionados para ser oportunizados para que os estudantes aprendam, bem como as regras e os procedimentos pelos quais tais saberes são promovidos, e outros não (Cherryholmes 1993).
5 - Comente sobre o que você estudou.
Com base na história genealógica da escolarização, a problemática do planejamento não é, em si mesma, a questão. Problemática maior é, justamente, o aparecimento da escola de massa. A fim de exercer um novo poder disciplinar, a escola de massa apresentou como uma das instituições privilegiadas, ao lado da prisão, do manicômio, do quartel, da família conjugal burguesa. O movimento do planejamento é duplo: contribuir na administração das ações de indivíduos e populações e lucrar com isso.
...