Plano de Aula – 5º ano
Por: Aira Ohanna • 29/10/2018 • Trabalho acadêmico • 979 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
Plano de Aula – 5º ano
Escola: Nossa Escola
Professora: Aira Ohanna Gohering
Turma: 5º ano Turno: manhã Data: 09/10/2018
Tema gerador: Anfíbios
Conteúdos Programáticos:
Significado do termo “Anfíbio”.
Conhecimento das características gerais dos anfíbios.
Classificação dos anfíbios.
Explicar como ocorre a metamorfose dos anfíbios.
Importância dos anfíbios no ecossistema.
Elaborar problemas usando as informações coletadas sobre os anfíbios e utilizar diferente estratégias de cálculos para resolvê-los.
Objetivos Específicos:
Conceituar a palavra “anfíbio” através da coleta dos conhecimentos prévios dos alunos e comparação com o aprendizado no final da aula.
Conhecer e compreender o que é um animal anfíbio. Conhecer o modo de vida e identificar as principais características anatômicas dos anfíbios.
Perceber a diversidade de anfíbios existentes, e classificá-los de acordo com a existência ou não de patas e caudas.
Evidenciar as fases de evolução dos anfíbios.
Analisar e compreender a importância ecológica e evolutiva dessa classe.
Relembrar a estrutura de um problema matemático e discutir sobre estratégias de solução. Praticar a formulação e resolução mental de problemas e cálculos.
Metodologia:
A aula será iniciada com a apresentação do termo ANFÍBIO, e seu significado através da escrita no quadro, separando a palavra: ANFI (duas) BIOS (vidas), explicando que os anfíbios são assim chamados pois apresentam duas formas de vida (aquática e terrestre).
Após a apresentação inicial do tema, coletar as informações sobre o conhecimento prévio que as crianças têm dos anfíbios e anotá-las no canto do quadro para posteriormente comparar com o que foi aprendido na aula. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem através de uma estratégia educativa para democratizar e organizar a participação dos alunos em sala através do “bastão da fala”, onde apenas o aluno que está segurando o bastão detém a oportunidade da fala.
Apresentar em slide fotos e vídeos que os alunos possam conhecer e identificar o modo de vida, as caracteríscas principais da classe, e os diferente tipos de anfíbios. Trabalharei a partir deste momento a diversidade de anfíbios, mostrando imagens de sapos, pererecas e rãs, salamandras e cecílias em seu ambiente natural para que os alunos entendam como que a morfologia destes bichos ajudam na exploração do ambiente, na busca por comida, lidar com stress hídrico e climático, etc.
Durante a apresentação, utilizar dados dos anfíbios para criar situações problemas, incentivando os alunos a refletir e elaborar soluções. Por exemplo: Existem 6.000 espécies de sapos, rãs e pererecas, dessas 700 são encontradas no Brasil. Se nós quiséssemos saber quantas espécies tem no resto do mundo, que operação deveríamos utilizar ? Qual seria o resultado? E se supostamente , essa quantidade fosse dividida igualmente entre os outros países, quantas espécies nós encontraríamos em cada um deles?
Distribuir folhas de papel sulfite para a turma e pedir que , após conhecer a diversidade de anfíbios existentes, desenhem uma das espécies de anfíbio apresentadas no slide (que ficará disponível para observação), enfatizando as características principais de cada espécie e comparando-as. Depois convidar os alunos a cortar o desenho feito para que possamos junto classificar cada anfíbio desenhado.
Dividir o quadro em três espaços (um para cada tipo de anfíbio: ÁPODA, URODELA, ANURA) e convidar os alunos a refletirem sobre qual das ordens a sua espécie de anfíbio se classifica, chamando uma de cada vez para que as crianças vão ao quadro e colem com fita crepe seu desenho dentro o espaço adequado. Contabilizar juntamente com as crianças, quantos desenhos foram colados nas duas primeiras ordens chamadas, anotando o número encontrado e comparando a quantidade das duas, antes de convidar o último grupo para ir ao quadro.
...