Plano de Aula
Por: RaquelFrancoS • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.318 Palavras (6 Páginas) • 226 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
Raquel Franco Sobral – 1120549
Portfólio da UTA
Língua Portuguesa FASE I
Curitiba
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
Raquel Franco Sobral – 1120549
Portfólio da UTA
Língua Portuguesa FASE I
Portfólio da UTA – Língua Portuguesa - Fase I, no curso de Pedagogia
Tutor Local: Charline Costa Pinho
Polo de Apoio Presencial Curitiba/Carlos Gomes
Curitiba
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................01
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................02
2.1 Plano de Aula...................................................................................................02
3 CONCLUSÃO.....................................................................................................06
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente portifólio apresenta um plano de aula desenvolvido sobre a premissa da alfabetização, baseado nos PCN’S e ou RCN. O conteúdo a ser trabalho é a produção de texto, visando os alunos de um 2º ano do ensino fundamental I.
Com base nesse conteúdo os alunos trabalharão a escrita e a leitura, além de uma análise linguística que servirá para a ampliação de seu vocabulário.
É preciso lembrar que uma criança que frequenta o 2º ano do ensino fundamental I normalmente já está lendo e escrevendo (alfabetizada), entretanto há casos extraordinários em que isso não acontece, por isso, vamos pegar para essa aula o exemplo de crianças que estão em pleno 2º ano do ensino fundamental I com a leitura e a escrita já desenvolvidas e sendo cada vez mais aperfeiçoada.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PLANO DE AULA
O conteúdo que será abordado durante a aula é de Língua Portuguesa, especificamente produção de texto e análise textual, a partir de um texto trabalhado em sala, com o grupo de alunos é que se inicia esse trabalho, com essa aula o aluno também ampliará seu vocabulário.
Entre os objetivos desta aula estão:
1. Desenvolver a capacidade de produção de texto.
2. Perceber a importância da análise textual para a compreensão do texto.
3. Identificar palavras novas e descobrir seus significados ampliando assim seu vocabulário.
4. Produzir textos orais na tentativa de comunicar-se.
Para trabalhar a produção de texto e a análise textual é preciso estar ciente do conceito de consciência fonológica.
A consciência fonológica envolve a capacidade de identificar, isolar, manipular, combinar e segmentar mentalmente, e de forma deliberada, os segmentos fonológicos da língua. (Alves, Freitas & Costa, 2007; Bernthal & Bankson, 1998 cit por Smit, 2004; Ehri, 1989; Lopes, 2004; Nascimento, 2009)
Essa competência descrita na citação acima, compreende a dois níveis, a consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas: a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em silabas e as silabas em fonemas; consciência de que estas unidades podem se repetir em diferentes palavras.
• Manifestações da consciência fonológica no nível implícito: sensibilidade para o sistema de sons da língua e para o conhecimento fonológico funcional, manifestando-se durante jogos espontâneos com os sons das palavras. Por exemplo: identificação de rimas por parte das crianças do pré – escolar.
• Manifestações da consciência fonológica no nível explicito: análise consciente dos sons das palavras, nomeadamente em atividades de isolamento de fonemas de uma palavra.
A consciência fonológica expressa-se em dois níveis de crescente complexidade – consciência silábica e consciência fonêmica – cujo treino deve respeitar esta ordem, antes e durante a iniciação à leitura e escrita.
Outro conceito que devemos destacar é sobre o processamento fonológico:
O processamento fonológico é a capacidade de utilizar informações fonológicas para processar a linguagem oral e escrita, englobando capacidades como a discriminação, memória e produção fonológicas, bem como a consciência fonológica. (Avila, 2004 cit. Por Nascimento, 2009; Lopes 2004).
Operação mental, na qual o individuo recorre à estrutura fonológica ou a sons da língua oral, com a finalidade de aprender a decodificá-la no plano escrito. (Figueiredo, 2006 cit. Por Nascimento 2009)
É possível analisar nas crianças os diferentes níveis de consciência fonológica adquiridos por elas, sendo:
1. Noção de palavra: denominada por consciência sintática, requer a capacidade de segmentar a frase em palavras, bem como, de organizá-las numa frase, de forma a dar-lhe sentido (Nascimento, 2009).
2. Noção de Rima: palavras rimam quando há semelhanças entre
...