Plano de aula
Por: Sabrina Furlanetto • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Orientação e Praticas de Projetos de Ensino Fundamental
APRENDENDO COM OS NÚMEROS
1316973- SABRINA EDUARDA F. MIGUEL
Brotas
2014
PLANO DE AULA
Tema da aula: Aprendendo com os números
Duração: 1h 40min
Aula para o Ensino Fundamental (I) - 2º ano Disciplina: Matemática
1. Conteúdos: Conceito dos números impares e pares.
2. Objetivos: Analisar se o aluno adquiriu o conceito e diferença entre números impares e pares, conseguindo assim fazer uso deste conhecimento no seu dia a dia.
3. Recurso: Para o desenvolvimento desta atividade, será utilizado o material dourado, tampinhas de garrafa (pet) e palitos, para que os alunos possam fazer a contagem e junção dos pares.
4. Estratégias
a) Introdução ao tema da aula: Duração prevista: 20 minutos
Para iniciar a atividade a professora deverá induzir os alunos a observarem a quantidade de cada objeto que existe na sala, exemplo: Quantas cadeiras e mesas? Quantos relógios? Quantas lousas? Entre outros que existam no interior da sala, depois caso seja possível fazer a junção dos pares e verificar quais ficam sozinhos.
b) Desenvolvimento da aula: Duração prevista: 30 minutos
Após este primeiro contato com os números impares e pares, a professora irá explicar a diferença entre o número que tem o par e o número que fica sozinho (que representa o impar), para que isso seja possível, pode ser feito com que cada aluno junte com um colega e desta forma a professora mostre a diferença entre o que formou o par e o que ficou sozinho.
c) Atividade (s) para os alunos: Duração prevista: 40 minutos
1º momento: Será representado pela professora, um número na lousa e os alunos deverão analisar se o número é impar ou par, baseado nas informações que ele adquiriu até o momento, o mesmo pode fazer uso dos materiais disponíveis para resolução da atividade.
2º momento: Propor que os alunos se dividam em grupos e façam uma analise de quais objetos que existem na escola que eles poderiam classificar entre impares e pares (um grupo fica com o número impar e o outro par).
3º momento: Ambos os grupos faram a apresentação de quais objetos foram encontrados e analisados, este trabalho deve ser representado num cartaz, utilizando os palitos e tampas d garrafa.
5. Avaliação: A mesma deverá ocorrer através de analise da professora e resolução das atividades propostas para os grupos, através do cartaz será possível verificar se o aluno compreendeu o conceito de números impares e pares e se os mesmo conseguirão utilizar este conhecimento no seu cotidiano.
...