Plano de aula
Por: Aguinha • 28/5/2015 • Artigo • 600 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
ATPS Etapas 1 e 2
Diferença entre Fala e Escrita
Quando se trata sobre a fala e a escrita, sabemos que cada um tem sua particularidade, mas elas se completam. Os não escrevem exatamente como falam, pois na fala há uma liberdade maior na expressão, não é necessariamente planejada, podendo ser diferenciada de acordo com timbre, entonação, sotaque, gírias etc. A fala pode ser incompleta, é espontânea e imediata, e não esta tão subordinada às normas gramaticais.
Já a escrita é mais complexa e objetiva, ela mantém contato indireto entre o escritor e o escritor e o leitor, necessitando de grande atenção e obediência às normas gramaticais, exigindo clareza no diálogo e conservando os padrões estabelecidos pelas regras. Necessita correção e eficiência na elaboração das frases e não podem conter improvisos, e só é aprendida depois que dominamos a fala, além disso, a escrita é um registro que permanece por muito mais tempo.
Como se fala Como se escreve
Arrois Arroz
Chocolati Chocolate
Piolhu Piolho
Iscola Escola
Vassora Vassoura
Cadiado Cadeado
Culher Colher
travissêrú Travesseiro
passiá Passear
alfassi Alface
tomati Tomate
olio Óleo
Sorveti Sorvete
Leiti Leite
oro Ouro
Quejo Queijo
Eli Ele
Bejo Beijo
Chuvero Chuveiro
Iscova Escova
sigunda segunda
largata Lagarta
cumida comida
tumate tomate
cibola cebola
butão botão
poblema problema
imbigo umbigo
sabuneti sabonete
foscuro Fósforo
Resenha
Esta obra se refere ao assunto fala e escrita, e sabe-se que temos muito que aprender, de acordo com Maria Lúcia de Castro Gomes, em sua 2° edição de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, onde se nota o quanto é importante agregar conhecimento nessa rica e diversificada variações lingüísticas.
Uma tendência forte entre os brasileiros são as variações lingüísticas, pois existe uma rica diversidade cultural, e com enormes diferenças sócias e que influencia muito no nosso falar. Nesse sentido, a escola tem o papel de suma importância e responsabilidade de garantir que seus alunos aprendam a lidar com esses saberes.
Ferdinand de Saussure considerado pai da lingüística, apresenta nesse capitulo uma termologia que explica os fatos
...