TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

ESCOLA: Escola Municipal Emílio Ribas

SÉRIE: 3º ano

TURMA: A – Matutino

DATA: 20/05/2010

PROFESSORA: Ivone Aparecida Gusmão Ferreira

DURAÇÃO: 04 horas/aula

CONTEÚDO: Jogo da Memória – Disciplina: Língua Portuguesa

OBJETIVOS:

*Desenvolver o raciocínio e habilidade estimulando a concentração dos alunos;

*Relacionar o nome das figuras ( frutas, flores, animais, etc) que constam nos jogos.

* Ler, colorir, escrever e separar sílabas dos nomes das figuras utilizadas nos jogos.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:

Iniciarei minha aula, organizados os alunos em círculo, começarei a falar, através de uma conversa informal, verificando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o jogo da memória. Então questionarei sobre o jogo da memória, quem conhece a brincadeira jogo da memória? Já brincaram? Como se joga, etc. E levarei diversos tipos de jogos da memória como: com frutas, animais, flores, números, letras, nome dos alunos, etc.

Dividirei a turma em 04 grupos, distribuído um jogo igual para cada grupo, arruma-se as cartas em filas, inicialmente viradas para cima, a fim de que as crianças olhem e memorizem a posição delas. A seguir, fecham-se todas as cartas. Cada criança, na sua vez, vira duas cartas, tentando fazer par com as mesmas quantidades. Aquela que conseguir fazer o par fica com as cartas e tem o direito de jogar de novo. Quando erra, ela devolve as cartas no lugar e dá a sua vez para o próximo jogador e assim sucessivamente. Darei 30 minutos para cada tipo de jogo da memória. Ex: 1º com frutas, 2º animais, 3º flores, etc. E depois de cada rodada de jogo, trabalharemos os nomes das frutas (exemplo) discriminadas nos jogos. Darei atividade impressa com os desenhos que foram utilizados nos jogos, para colorir, escrever o nome, separar as sílabas, etc, de forma interdisciplinar.

RECURSO:

Jogos de memórias diversos, sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, giz, quadro negro.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados no decorrer da aula com a realização de cada atividade e participação de forma geral na aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/rapidez_e_destreza/ Acesso em 19 de mai. de 2010.

http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/ Acesso em 19 de mai. De 2010.

http://www2.unopar.br/sites/lev/ens_fundamental_recursos.htm Acesso em 19 de mai. de 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com