Plano de aula: A hora do desfralde
Por: 3723526 • 21/2/2019 • Relatório de pesquisa • 849 Palavras (4 Páginas) • 2.636 Visualizações
Plano de aula: A hora do desfralde
A etapa de desfralda necessita de bastante atenção, de forma relativa, a aprendizagem do uso do banheiro é simples, porém, a criança precisa passar por etapas, e isso dura alguns dias ou até mesmo meses de incentivo e paciência para que os pequeninos passem por este processo de forma tranqüila e com resultados satisfatórios para os educadores.
OBJETIVO
- Trabalhar a questão cultural que envolve usar o banheiro;
- Desenvolver o cuidado e respeito com o próprio corpo e dos amigos;
- Ampliar o repertório de histórias das crianças;
- Desenvolver hábitos de higiene corporal;
- Estimular o desfralde;
- Trabalhar a parceria escola-família;
- Tornar o desfralde um momento lúdico e prazeroso para as crianças.
DURAÇÃO DESTE PLANO DE AULA
Não tem como estipular um prazo determinado seja para início ou para o fim deste planejamento. A maioria das crianças começa o desfralde aos dois anos de idade, mas isso fica a critério de cada educador agir conforme o desenvolvimento de seus alunos. O que importa é que devemos perceber quando este tempo chega, e a partir disso estimular os pequeninos com atividades de leitura e incentivo que podem durar cerca de 15 minutos ou o tempo em que a criança estiver envolvida aquela atividade, respeitando o ritmo e compreendendo as diferenças d cada uma delas. O plano de aula só acaba quando todas as crianças conseguirem sair definitivamente das fraldas.
DESENVOLVIMENTO
Existe várias atividades que pode estimular os alunos ao desfralde, e o resultado sempre é satisfatório. Dentre tantas atividades iremos utilizar a leitura de livros, contação e recontação de histórias, conversa em rodinha sobre o assunto.
Alguns livros que auxiliam este processo de desfralde:
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
Contando as histórias ou ainda outras histórias preferidas da criança, podemos colocá-las no peniquinho e quando ela relaxar e conseguir fazer xixi, devemos festejar, e se ela não conseguir fazer, devemos continuar incentivando até que ela se sinta segura para usar o peniquinho.
Um ponto importante para o sucesso deste plano é manter a rotina de horários, começando a oferecer a criança o banheiro a cada 15 minutos e ir aumentando esse tempo gradativamente.
No momento de desfralde é importante que haja parceria entre a família e a escola, os educadores deve conversar com eles sobre a importância deste momento e explicar que em casa os pais devem oferecer o banheiro sempre, e aos poucos a criança vai se interessando pelo uso do mesmo.
Uma atividade estimulante também é o uso de desfralde em bonecas, tirando a fraldinha dela e colocando calcinha, fazendo a boneca usar o peniquinho. Dessa forma as crianças vão querer copiar as bonecas e fazer o mesmo. É estimulante também colocar a criança em frente ao espelho pra ela se ver e ver que está sem a fralda, de calcinha/cueca, e explicar que agora ela precisa usar o peniquinho.
Montamos um cartaz de combinado sobre o desfralde, colocando o nome das crianças que usam fraldas e dando uma estrelinha de gratificação quando o aluno passa a pedir para usar o peniquinho. Depois que a crianças usar o peniquinho, quando ela sair do banheiro, deve ser recebida com alegria pela turma, dessa forma ela fica feliz e estimula os outros amiguinhos a querer usar o banheiro também.
Durante esse processo obviamente as crianças farão suas necessidades na roupa, e nesse momento elas não devem ser reprimidas.
...