Porjeto multidisciplinar
Por: califio • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO TAQUARA
PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
TUTORA PRESENCIAL: PRISCILA DOS SANTOS DE QUEVEDOS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Taquara/RS
2015
Introdução
É por meio da realização deste trabalho de Projeto Multidisciplinar III que vamos realizar diversas pesquisas para entender a fundo porque a proposta de um projeto multidisciplinar tem sido tão aprovada nas escola e outros ambientes de aprendizagens, e o porquê o resultado desta iniciativa tem sido tão eficaz e surpreendente para o processo de aprendizagem das crianças, e como o mesmo incentiva a interação de professores e alunos.
Resenha sobre os pontos relevantes dos textos
O desenvolvimento de um projeto pedagógico requer trabalho em equipe, construção, e muita pesquisa, o educador que trabalha com projetos deve em primeiro lugar respeitar a opinião e preferência de seus alunos, pois o projeto será desenvolvido para ajudar no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, os professores perceberem é observar o seu aluno, seu desejo de aprender, de conhecer o mundo, suas habilidades e curiosidades. Então não necessariamente é o professor quem planeja, mas sim professor e alunos juntos.
Essa nova pratica é uma mudança radical nas escolas e outros ambientes de aprendizagens, essa nova pratica deve ser capaz de atender as necessidades da sociedade, criar um espaço de autonomia entre professores e alunos.
Para que seja realmente construída nas escolas uma nova forma de ensinar não pode se deixar de lado trabalho em conjunto com mídias e tecnologias, os conteúdos curriculares também devem ser trabalhados de maneira construcionista.
Como podemos perceber na pedagogia de projetos o aluno aprende por meio de suas próprias vivencias produções, duvidas, e pesquisas, mas para que esse processo gere bons resultados, o professor deve ficar atento ao ritmo do processo de aprendizagem de seu aluno.
No desenvolvimento de um projeto podemos observar três vertentes de construção do conhecimento: desenvolvimento do projeto, construção do conhecimento sobre conceitos, construção sobre estratégias do aprender. A educação por meio de projetos é uma estratégia que pode e deve ser trabalhada desde a Educação Infantil até as Universidades.
O conceito de projeto educativo e sua relevância em educação
Um projeto educativo não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas, em um bom projeto seu conteúdo é muito mais amplo, um projeto bem elaborado deve atender as necessidades da nossa sociedade, considerar e atender as expectativas dos alunos, desenvolver o trabalho em equipe, desenvolver a capacidade de aprender, construir conhecimento, introduzir tecnologias e mídias na sala de aula, e desenvolver um ensino globalizado.
O ensino por meio de projetos ocorre com a interação e o conhecimento das mais distintas áreas do saber, também deve levar em consideração a realidade diária dos alunos envolvidos neste processo, cujos interesses devem ser respeitados.Trabalhar com projetos pedagógicos significa levantar problemáticas, investigar soluções, desenvolver questionamentos, e é por meio destas praticas que o educador consegue levar seus alunos a pensar, a investigar, a realizar pesquisas, o alunos aprende por meio de suas duvidas.
O desenvolvimento de um projeto requer múltiplas ações, como, construção, participação cooperação. O educador que trabalha por meio de projetos de aprendizagens, deve respeitar o estilo de seus alunos, deve contar com o aluno na hora de realizar seus planejamentos, cabe somente ao educador incentivar seus alunos a investigar, questionar, e demostrar seus interesses.
O tema que o nosso grupo escolheu para realizar um projeto foi “diversidade” e o nome do nosso projeto será “Eu, e meu novo mundo, aprendendo com as diferenças”.
Justificativa:
O tema escolhido foi este, e o mesmo será criado com a intenção de promover e incentivar ações, e reflexões que valorizem a diversidade e o respeito entre as diferenças. Como as escolas são ambientes formados por uma população, com diferentes costumes, crenças e aparências, ela é o lugar ideal para que todos os alunos aprendam a se desenvolver como ser humano e tenham as mesmas oportunidades de aprendizagens.
É através da construção deste projeto que vamos incentivar as crianças a respeitar a amar o outro, seja do jeitinho que for, não importando a raça, se é gordinho ou magrinho, menino ou menina, e se tem alguma necessidade especial.
Turma e faixa etária em que o projeto será desenvolvido:
O projeto “Eu, e meu novo mundo, aprendendo com as diferenças” será desenvolvido em uma turma de 4º ano das series iniciais, e os alunos terão idade entre 9 e 10 anos.
Conteúdos curriculares contemplados no projeto:
Língua Portuguesa: | Ler, compreender, e discutir textos, e posteriormente construir novos textos para se expressar a favor da diversidade. |
História: | Estudar as diferenças sociais, políticas e culturais. |
Geografia: | Conhecer e valorizar a localidade onde vive, se localizar e reconhecer o seu meio. |
Artes: | Valorizar a criação e expressão artística. |
Religião: | Desenvolver a vivencia do dialogo, conhecer normas de conduta, reconhecer e respeitar as diferentes manifestações religiosas. |
Ciências: | Estudar as causas de algumas “diferenças”(deficiências genéticas, hereditariedade, doenças e sequelas). |
Atividades a serem desenvolvidas:
Produção de:
Apresentação do projeto as famílias
Atividades de sondagem
Pesquisa no dicionário
Confecção de cartazes ilustrativos
Pesquisa no laboratório de informática
Hora do conto “A Menina Bonita do Laço de Fita”
...