Portfolio A Importância da Lucidada na Educação Infantil.
Por: Allyne Pongo • 18/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.773 Palavras (12 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 O que é a ludicidade 5
2.2 Benefícios da ludicidade na educação infantil 5
2.3 O lúdico na educação infantil segundo a BNCC 6
2.4 Como trabalhar o lúdico na educação infantil 7
3 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
5 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como temática a importância da lucidade na Educação Infantil, que busca mostra a relevancia do lúdico no desenvolvimento da criança nas descobertas e aprendizagens vivenciadas pelas mesma.
Tendo a Educação Infantil como a etapa inicial da Educação Básica, o trabalho lúdico torna-se indispensável, sendo os eixos abordados grandes incentivadores para interações e brincadeiras. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a interação durante a brincadeira caracteriza o cotidiano da infância e juntamente com ela muitas aprendizagens para o desenvolvimento integral e potencial das crianças. Estas mesma brincadeiras entre as crianças e até mesmo com adultos, permite identificar expressões, mediações, resolução e regulação de diversos sentimentos.
Os campos de experiências da BNCC permite identificar diferentes formas de trabalhar a lucidade de forma que contribua para a educação da criança. Cabe ao docente elaborar estratégias para trabalhar o lúdico e desenvolver as crianças juntamente com essa prática, descobrindo novas habilidades.
A produção textual divide-se em duas atividades interligadas entre si: a primeira abordando mais a fundo a importancia da lucidade no contexto educacional principalmente na Educação Infantil; e a segunda se trata de uma pratica de sequencia didática voltada para Educação Infantil, partindo dos campos de experiência “corpo, gestos e movimentos” e “ espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
DESENVOLVIMENTO
O QUE É A LUDICIDADE
Ludicidade é um termo utilizado na educação infantil e que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo. Atividades lúdicas são aquelas que as crianças aprendem e desenvolvem sua capacidade por meio de brincadeiras, do uso do imaginário e das fantasias.
A ludicidade na educação infantil, tem o intuito de quebrar os padrões impostos pela metodologia tradicional de ensino, onde o professor é o detentor do conhecimento e o aluno o receptor, ou seja, ela compreende a interação entre professor aluno, a cooperação entre os educandos e o estimulo à criatividade das crianças. Mais do que transmitir conteúdos, uma educação baseada na ludicidade permite que o aluno desenvolva sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.
A ludicidade leva sempre em conta a individualidade de cada aluno e suas experiências anteriores, que são responsáveis pelo desenvolvimento e que servem de base para todo conteúdo que será absorvido por ela.
Por fim é possível compreender a ludicidade como uma vivencia de plenitude,prazer e sentimentos alcançados a partir das atividades lúdicas. Essas por sua vez,não se restringem aos jogos e brincadeiras, mas qualquer atividade que proporcione momentos de prazer e interação com o outro.
BENEFÍCIOS DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aprender de forma prazerosa proporciona a criança a possibilidade de construir a sua imaginação e progressivamente, aprender a distinguir o real do imaginário.As atividades que são realizadas de forma lúdica ao mesmo tempo que divertem, desenvolvem as crianças intelectualmente, fisicamente e moralmente. Como são realizadas em grupo, os jogos ensinam a cooperação, o trabalho em equipe e a socialização, com isso as crianças aprendem a seguir regras, a respeitar o seu momento e dos colegas, desenvolvem sua habilidade de comunicação e a expressão dos sentimentos e emoções.
A ludicidade na educação infantil trabalha o aluno, como sujeito ativo na sua formação, valorizando o ato de brincar, como fora de aprender. Por isso é importante valorizar e direcionar a brincadeira como instrumento pedagógico, porem vale ressaltar que é preciso ter cuidado ao se trabalhar com lúdico, pois é uma metodologia ativa que ensina brincando e tem objetivos mais nunca cobranças.
Com isso é possível perceber que incentivando o lúdico em sala de aula favorece uma maior interação entre as criança, promovendo a socialização dos mesmos. Seguindo desta premissa Vygotsky (2004) afirma que:
A promoção de atividades que favorecem o envolvimento da criança em brincadeiras principalmente aquelas que promovem a criação de situações imaginarias tem nítida função pedagógica. A escola e, particularmente, a pré-escola poderiam se utilizar deliberadamente desse tipo de situação, para atuar no processo de desenvolvimento das crianças. (Vygotsky, 2004, p.67).
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A BNCC
A BNCC (base nacional comum curricular) é um texto complexo resultantes de muitos anos de trabalho e da reunião de diferentes perspectivas sobre a educação na escola básica brasileira. Ela estabelece dez competências gerais que as crianças devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica.
...