Portfolio Fundamentos da Educação Infantil
Por: Noili Ribeiro • 6/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 507 Visualizações
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Claretiano – Centro Universitário de Batatais
Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil
Profª. Dra. Renata Fantacini
PROJETO DE PRÁTICA:
A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR, EDUCAR E O BRINCAR NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POLO - ESTADO
2021
PROJETO DE PRÁTICA
A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR, EDUCAR E O BRINCAR NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Alunos: Noili Regina Silva Santos
PERUS- SÃO PAULO
2021
DESCRIÇÃO DO PROJETO DE PRÁTICA
Embora o cuidado humano seja central na constituição da criança, sobretudo das menores porque são mais dependentes, não existe na Base Nacional Comum Curricular BNCC (BRASIL, 2018) uma definição de conteúdos ligados ao cuidado; isso porque se assumiu que cuidar, educar o brincar (por meio das interações e das brincadeiras) são ações conjuntas, planejadas com intencionalidade educativa, em consonância, inclusive, com documentos anteriores, tal como os Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), Política Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 2006), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009, 2010), os Critérios para o Atendimento em Creches que Respeite os Direitos das Crianças (2009) e os Parâmetros e Indicadores Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006, 2009, 2020).
Não se pode pensar em ações do âmbito pedagógico que não envolvam o cuidado; da mesma forma, as maneiras sociais de cuidar de si, do outro e do ambiente se constituem em ações pedagógicas (educar) no cotidiano da instituição de Educação Infantil, por meio de interações e brincadeiras, mas sempre com intencionalidade educativa. Não deve haver separações ou discriminação entre as duas esferas: ler uma história é tão importante quanto trocar fraldas; acompanhar o momento da alimentação é tão importante quanto avaliar os processos de apropriação das diferentes linguagens, por exemplo. Essa concepção visa também posicionar-se criticamente em relação à tradição assistencialista da Educação Infantil ao recolocar o cuidado no campo da educação e dos valores, e não do assistencialismo.
Portanto, educar e cuidar são indissociáveis no processo educativo, assim como o brincar, por meio das interações e da brincadeira, se constitui como prática docente intencional e educativa. A Educação Infantil tem como obrigação acolher as vivências extraescolares das crianças, articulando-as com as propostas pedagógicas, e as atividades de cuidado fazem parte dessas experiências. Cabe, porém, a qualificação dessas práticas como processos pensados e articulados a princípios pedagógicos.
PÚBLICO-ALVO
O presente Projeto de Prática deverá ser realizado junto aos professores e/ou educadores da Educação Infantil (Pré-escola – idade de 5 anos).
OBJETIVOS
Este projeto de prática vinculado à disciplina Fundamentos da Educação Infantil tem como objetivo geral levar o aluno de Pedagogia a reconhecer a importância do cuidar, educar e o brincar na rotina da Educação Infantil.
E apresenta como objetivos específicos:
- Observar a importância atribuída pelo professor ao cuidar e do educar na Educar na Educação Infantil.
- Verificar se há espaço para o brincar na rotina da Educação Infantil.
- Analisar se o professor tem a percepção da importância do cuidar, educar e brincar como processos indissociáveis, presentes na sua prática educativa intencional na Educação Infantil.
Além disso, a nossa intenção é que você investigue os problemas que se colocam no cotidiano escolar e construa soluções criativas mediante reflexão socialmente contextualizada e teoricamente fundamentada sobre a prática dos processos de cuidar, educar e o brincar na Educação Infantil.
EQUIPE
Noili Regina Silva Santos do curso de Licenciatura em Pedagogia.
METODOLOGIA
Este projeto de prática busca construir um referencial de análise de práticas pedagógicas que constituem os processos de cuidar, educar e brincar na rotina da Educação Infantil, para que possam contribuir para a compreensão e problematização dos Fundamentos da Educação Infantil que sustentam a formação do pedagogo atuante na Educação Infantil.
Para realizar este Projeto de Prática será necessário visitar uma escola de Educação Infantil, entrevistar as professoras, acompanhar, observar as ações de cuidar, educar e o brincar na rotina da Educação Infantil
Para isso, vocês realizarão um trabalho de pesquisa divido em três etapas, sendo elas descritas a seguir:
1ª Etapa:
Entrevista com a Professora da Creche (0 a 3 anos).
Entrevista feita pela professora Flávia dos Santos da CEI Só Felicidade (Perus-SP) 8 anos na educação infantil.
- Qual a importância do cuidar e o educar na Educação Infantil? (Detalhar)
R: Quando citamos as palavras cuidar e educar na educação infantil (EI), principalmente precisamos entender o significado de cada uma. CUIDAR tem o significado de tratar, tomar conta, auxiliar, etc. EDUCAR significa transmitir saber, ensinar, instruir... Na educação infantil o cuidar e o educar é uma relação mútua que é zelar pelo desenvolvimento e aprendizado dos bebês e das crianças para que possam construir suas próprias identidades.
- Como você organiza os espaços, o tempo e a rotina em sua turma? (Detalhar)
R: A organização do espaço é muito importante para o aprendizado dos bebês e das crianças, pois desenvolve potencialidades e propõe novas habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Assim sempre penso em um ambiente acolhedor e prazeroso para os bebês e crianças avançam no desenvolvimento de suas habilidades.
A organização do tempo se repete diariamente, pois deve ser construída a cada dia, partindo da atividade apresentada e o local que será realizado. A rotina envolve desde o horário da chegada dos bebes e das crianças no CEI, a alimentação, a higiene, a hora do soninho, a colação, as atividades, as brincadeiras e a hora da saída.
...