Portfolio Individual - Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil
Por: eduardocvo • 23/5/2023 • Monografia • 3.553 Palavras (15 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................1
2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS................................................................................2
3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) ......................................................4
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA.............................................................................................................6
5 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
......................................................................................................................................8
6 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ................11
7 PLANOS DE AULA..............................................................................................12
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................14
9 REFERÊNCIAS...................................................................................................16
INTRODUÇÃO
O estágio Educação infantil, primeira etapa da educação básica, é realizada para que nós discentes do curso de pedagogia, tenhamos acesso a esta fase tão importante na vida do ser humano em formação. As crianças de 0 a 6 anos, tem o direito à educação garantida na constituição federal de 1988, em creches e pré-escola, sendo-lhe assegurado a partir da aprovação da Lei de Diretrizes Bases da Educação, LDB em 1996, a educação infantil é definida como parte da primeira etapa da educação básica.
O referido relatório de Estágio de Educação Infantil tem o objetivo de mostrar o que foi feito durante o estágio, os estudos realizados as observações feitas e a aprendizado do semestre.
O mesmo foi realizado também através de realizações de leituras disponibilizadas pelo plano de trabalho, vídeos disponíveis no ava.
Foi feito um estudo profundo de como funciona a instituição escolar e seus agentes. Como os professores realizam seus planos de aulas e como a equipe colabora para que chegue a educação de qualidade ao aluno.
Agregando conhecimentos sobre a área da educação para o futuro pedagogo, onde a etapa do estágio é extremamente importante, pois nessa se vê como o professor trabalha em sala, seus métodos, suas realidade frente a educação e também a suas dificuldades.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
No texto que aborda sobre do papel do professor e do ensino na Educação Infantil: A perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin escrito por Juliana Campregher Pasqualini. É Um texto feito para o curso de mestrado e o acervo pesquisado foi desses teóricos.
Neste estudo se fala no caminho percorrido da Educação infantil, principalmente na década de 1990, que teve um imenso debate sobre o trabalho pedagógico junto a essa faixa etária de 0 a 6 anos, que procura desinstalar a figura historicamente construída de assistencialismo (especialmente no caso das creches).
E através desses questionamentos os pesquisadores veem dois grandes eixos da Educação Infantil (CUIDAR E EDUCAR).
Onde cita também O RCNEI de 1998(Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil), que cita esses eixos.
Os teóricos pesquisados sustentam a defesa do ensino como elemento fundante e do professor que trabalha junto à criança de 0 a 6 anos.
Vygotsky revela o papel da cultura, pois refuta a compreensão do desenvolvimento como um processo estereotipado de crescimento e maturação de potências internas previamente dadas. Tendo assim uma ligação com Leontiev e Elkonin, pois consideram na investigação do desenvolvimento infantil o vinculo entre criança e sociedade. Dando Vygotsky importância ao ensino e aprendizagem que para ele é fonte de desenvolvimento, a importância da imitação que é concebida em um sentido mais amplo e a forma principal que se realiza a influência da aprendizagem. Tendo a adulto um papel inquestionável nesse processo com o caráter diretivo do trabalho educativo sendo esse defendido por esses teóricos.
E para que isso se concretize tem que se haver a formação de professores para entender todo esse processo que deve ser estudado e analisado pelos mesmos durante todo tempo.
Estudos realizados pelo autor com grupo de crianças demostram, por exemplo, que a reflexão interna nasce a partir de discursões no coletivo, isso é as funções superiores do intelecto manifestam na interação com o coletivo.
Por isso ele aborda essa questão social. Assim Vygotsky diz que: “O bom ensino é aquele que conduz o desenvolvimento, atuando sobre aquilo que ainda não está formado na criança:” o ensino que deve fazer o ensino avançar.
E através do convívio com outras crianças as mesmas entram em sintonia com o mundo que consequentemente se entrelaça em uma cultura. Pois a mesma é um ser historicamente construído. Cada época é de uma maneira, ou seja, tem suas peculiaridades. O meio onde vive o faz desenvolver em todos os seus aspectos físicos, cognitivos e emocionais.
Por isso a grande importância desse artigo com o estudo sobre esses filósofos que tratam do desenvolvimento da criança, colocando assim a evidência de futuros professores serem conhecedores das fases da criança.
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
1- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares. Para isso constroem atividades pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem (VAGULA et al., 2014). Segundo a Secretaria de Educação (2014, p. 1), o PPP “é fruto da interação entre os objetivos e as prioridades fixadas pela coletividade, a qual estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade”. Assim, “o projeto precisa ser conhecido, discutido e reformulado sempre em concordância com as políticas públicas educacionais vigentes, sem perder a análise crítica da realidade que se manifesta a nível micro, mas que é reflexo da realidade globalizada” (PICOLI; CARVALHO, 2007, p. 4). Apesar de o PPP ser um instrumento burocrático, caracteriza-se também por ser democrático, por definir a identidade da escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade. Segundo Ferreira (2009, p. 1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”. Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. Ele é completo o suficiente, tornando-se uma rota flexível o bastante para se adaptar às necessidades dos alunos. Assim, a sua construção deve conter os temas como: missão, público-alvo, dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.
...