Portfólio: Gêneros Textuais
Por: camilakmoreira • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 2.545 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO
UNISAL – CAMPUS MARIA AUXILIADORA
ALINE APARECIDA FERREIRA
ANDRÉIA BRAMBILLA
CAMILA KRAOS MOREIRA
CAROLINE APARECIDA DOURADO PEREIRA
DAIANE CRISTINA CARNEIRO
DENIZE ALVES
Portfólio: Gêneros Textuais
Americana
2016
ALINE APARECIDA FERREIRA
ANDRÉIA BRAMBILLA
CAMILA KRAOS MOREIRA
CAROLINE APARECIDA DOURADO PEREIRA
DAIANE CRISTINA CARNEIRO
DENIZE ALVES
Portfólio: Gêneros Textuais
Trabalho apresentado no curso de graduação de Pedagogia ao Centro Universitário Salesiano de São Paulo,Unisal, da disciplina de Português: Conteúdo e Metodologia de Ensino, sob orientação da professora: Regina Aparecida Penachione.
Americana
2016
Sumário
INTRODUÇÃO
1 ANÚNCIO
1.1 O que foi aprendido
1.2 Atividade de criação
2 CARTA
2.1 O que foi aprendido
2.2 Atividade de criação
3 ENTREVISTA
3.1 O que foi aprendido
3.2 Atividade de criação
4 POEMA
4.1 O que foi aprendido
4.2 Atividade de criação
5 RECEITA
5.1 O que foi aprendido
5.2 Atividade de criação
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIA
INTRODUÇÃO
O Portfólio é um instrumento de avaliação em que se organiza trabalhos produzidos pelos alunos.
Nele está reunido os conteúdos apresentados durante um período, contendo atividades que o aluno considera relevantes, não sendo apenas atividades em que ele se destaque, mas que apresente a trajetória da aprendizagem.
A importância do portfólio é trazer na aprendizagem o monitoramento do aluno, o acompanhamento do seu desenvolvimento e suas habilidades serão apresentados como forma de registro e serve também como referência na avaliação do curso.
1 ANÚNCIO
O gênero textual anúncio, tem como objetivo mostrar as qualidades de um determinado produto, convencer as pessoas de que esse produto possa ser o melhor.
Anúncios são criados e recriados o tempo todo por grandes marcas, ou até mesmo marcas mais desconhecidas.
Esse tipo de gênero textual pode ser visto pelas massas de comunicação, como a televisão, jornal, internet, outdoors e outros.
Suas principais características são: a criatividade, textos curtos e objetivos, linguagem de fácil entendimento, imagens demonstrando o meio de utilização.
Entretanto, o anuncio pode servir para apenas informar ou ensinar sobre questão de melhorias a sociedade, como uma campanha contra a dengue.
Também é possível observar a utilização do anúncio para avisar sobre algum acontecimento próximo, uma grande obra de uma cidade ou um casamento de uma amiga.
1.1 O que foi aprendido
O anúncio não serve apenas como propaganda, mas também como auxilio de informações. Podendo apresentar vagas de emprego, promoções de loja, campanhas para melhoria da saúde.
O uso da imagem é de extrema importância, assim a pessoa interessada terá mais detalhes do produto.
1.2 Atividade de criação
Depois de explicar onde e como é utilizado o anúncio, peça aos alunos que criem dois tipos de anúncios em duas mídias diferentes, o trabalho pode ser feito em grupo para melhor rendimento da atividade.
Por exemplo: A criança escolhe um produto para anunciar como venda nos jornais da cidade, é preciso escolher o nome do produto a ser vendido, preço e informações que serão colocadas.
Outra criança poderá escolher a criação de um anúncio para a vaga de um emprego em uma rede social, nesse tipo de anúncio deve ser colocado tudo o que o candidato a vaga de emprego precisa ter e/ou ser para a aprovação, logo em seguida, crie uma exposição com os trabalhos.
2 CARTA
No gênero textual Carta encontramos algumas modalidades como Carta Pessoal, Carta ao leitor, Carta Profissional. O texto em geral têm como objetivo a comunicação entre pessoas, e é escrito em primeira pessoa utilizando uma linguagem adequado ao tipo de leitor.
Carta Pessoal deve apresentar um remetente (quem envia a carta), destinatário (quem recebe acarta), local e data, saudação inicial, interlocução e despedida.
Carta ao leitor é um espaço que jornais e revistas deixam aberto para a comunicação com o seu público deve seguir as mesmas regras da carta pessoal, porém no vocativo fica aberta a opinião de quem a escreveu sobre o veículo de comunicação.
Carta Profissional assim como as demais segue as regras gerais e precisa de uma atenção especial a linguagem utilizada.
2.1 O que foi aprendido
As cartas mesmo sendo usadas para o mesmo fim que seria a comunicação entre as pessoas é necessário respeitar as regras a serem seguidas de acordo com o destinatário podendo ser utilizada uma linguagem mais formal ou não.
2.2 Atividade de criação
Propor aos alunos do Ensino Fundamental I a troca de cartas com uma escola de outro bairro, contando algo a respeito deles e enviando via correio. Assim eles teriam a experiência de enviar e receber uma carta e socializariam com outras crianças.
...