Portfólio de Pedagogia
Por: Klovan • 29/4/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 844 Palavras (4 Páginas) • 52 Visualizações
FP105 – Portfólio I
Ponto de partida
Nome completo: Rafael Klovan
Usuário: BRFPMME5614030
Nome completo do(a) professor(a): Kathilça Souza
Data: 26/02/2024
A experiência que mais foi relevante, foi a única formação que tive entre as escolas que trabalhei. As escolas sempre ofereceram palestras, porém sempre foram informativas e oferecidas pois já eram palestras propostas pela rede de ensino que fornecia o material didático, e a experiência em questão, foi uma formação de abordagem educacional por princípios, fornecido por uma escola cristã.
Esta formação foi importante e marcante, pois ela trabalhava 7 princípios e como estes princípios deveriam ser aplicados no plano de aula de forma a nortear a abordagem de conteúdo, para o tratamento com os alunos e com as dependências da escola e para que os alunos exercitassem em suas vidas e relacionamentos.
Foi marcante trabalhar com isso pois lembro de um menino negro pedindo a outro menino que era autista e branco que parasse de andar pois seu cadarço estava desamarrado. O menino negro se ajoelhou, amarou o cadarço do menino com autismo e depois saíram para brincar, e isso foi uma pequena demonstração que me marcou de como estávamos conseguindo fazer a diferença na vida e auxilio da construção do caráter de cidadão futuros.
Dentro da abordagem da educação, atualmente tenho visto a educação sendo tratada com um objeto indesejável por muitas instituições e governos. E por outras, apenas como um serviço ao qual se ganha o sustento. Onde aquele que reclamar mais alto, por estar se sentindo desagradado, terá seus desejos atendidos, e os professores deverão moldar suas aulas a um serviço que atenda o que seu cliente deseja, mesmo que não produza conhecimento. Pois o importante no final é passar de ano, tendo construído conhecimento e aprendizado ou não, e isso também acaba traduzindo muito do processo de aprendizagem, que visa dar conta de livros didáticos, que na maioria das vezes é produzido por teóricos que não tem experiência real de sala de aula. Fazendo com que o professor seja sobrecarregado na busca de fornecer o que falta, e dar conta da infinidade de assuntos supérfluos a aprendizagem e que são colocados como principais.
As TIC’s são na atualidade, ferramentas muito importantes, mas que são muito mal utilizadas, justamente por não haver formação para se trabalhar com elas e nem um alinhamento das instituições fornecendo as condições para utiliza-las, mas com muita veemência, existe uma cobrança das instituições que se utilize as TIC’s para mostrar que a instituição é “atrativa” ao público.
Quando falamos na atualidade na relação de professor e aluno, caiu-se na onda de querer tornar o professor um facilitador, um agente, um gestor, pois o aluno é o construtor de seu próprio conhecimento. Com certeza acredito que o aluno da atualidade tem mais informação e tecnologia do que de gerações passadas, mas cada vez mais vemos que pesquisar, consolidar e estruturar informações tem sido um desafio gigantesco na vida destes alunos, e vemos o quão importante é o professor em sua autoridade e função. Onde constrói processos com os alunos e direciona, bem como também caminha por caminhos de mãos dadas com eles, permitindo assim construir, formar e inspirar, tanto ao conhecimento quanto a formação de seres sociais.
...