Portifólio de Pedagogia
Por: Tatiana Ferreira • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
- INTRODUÇÃO
O trabalho pretende abordar a importância do protagonismo e da participação infantil nas atividades escolares. Protagonismo está entendido como ação da criança em participar de ações por meio de trabalhos, projetos e sugestoẽs.
Objetiva-se com este trabalho discutir a importância de uma pratica docente que promova o protagonismo e a participação da criança durante sua permanência na educação infantil. Além disso, deixando em evidência fatores contributivos para o desenvolvimento da criança em sua vida pessoal e social.
Foi realizada a leitura do texto proposto e a apreciação do vídeo, seguida de uma pesquisa complementar na internet e em livros para elaboração da presente produção textual.
- DESENVOLVIMENTO
A criança é protagonista um ator principal dentro da sociedade, e devemos reconhecer as crianças como cidadão de direito com valores próprios participante de seus atos. E na escola a criança deve ser o personagem principal demonstrando o que pensa e sente.
A escola em conjunto com as crianças deve realizar um trabalho pedagógico, brincadeiras um planejamento voltada para o melhor desempenho e participação das crianças, o processo de aprendizagem deve ser construído a partir do diálogo no qual o professor está atuando como intermediador. Edwasds (1999, p. 174) salienta.
(...) o trabalho dos professores centraliza-se em “provocar oportunidades” de crescimento intelectual genuíno por uma ou mais crianças: especialmente, escutando as palavras das crianças e oferecendo essas mesmas palavras ao grupo para reestimular e estender a sua discussão e atividade conjunta. Esse método de ensino é considerado importante, complexo e delicado pelos professores, evoluindo e mudando constantemente,e é uma questão de esforço e preocupação coletivos.
Em sala de aula deve se realizar projetos no qual a criança tem que ser o protagonista em seu processo de aprendizagem e os professores oferecer possibilidades e estímulos ao aprendizado e um olhar atento a cada criança.
Desta forma a criança passa a ser o principal ator no processo educativo e o professor assume o papel de intermediário que envolve, encoraja e estimula a criança a expressar suas opiniões e idéias.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho fortaleceu minha concepção sobre o conceito de protagonismo infantil, como um processo onde a criança é valorizada como sujeito ativo, capaz de interpretar o mundo utilizando diversas linguagens.
E proporcionou também uma reflexão acerca do protagonismo na educação. Pude perceber que em todo o momento a criança precisa ser vista como protagonista, como alguém capaz de apreender com o meio e ler o mundo utilizando diversas linguagens.
...